Potencial de solar em galpões e armazéns industriais é de mais de 1 GW

Fonte: Brasil Energia

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Se a metade da área dos telhados de todos os galpões e armazéns industriais no Brasil fosse aproveitada para gerar energia pela fonte fotovoltaica, a potência instalada seria de cerca 1 GW, estima a Absolar. De acordo com a associação, a instalação de painéis solares na área total desses telhados, estimada em 12 milhões de metros quadrados pela Cushman & Wakefield, demandaria R$ 6,8 bilhões de investimentos.

O aproveitamento de metade da área – considerando possíveis restrições – geraria energia suficiente para abastecer cerca de 500 mil residências ou dois milhões de brasileiros, estima, ainda, a entidade. Os empregos diretos gerados com tais investimentos seriam da ordem de 30 mil postos de trabalho.

O levantamento mostra ainda que o potencial de geração de eletricidade seria de 1,7 mil megawatts-hora ao ano, o que corresponde a uma economia de aproximadamente R$ 900 milhões por ano na conta de energia e uma redução de emissões de CO2 de aproximadamente 132,7 mil toneladas por ano. O payback para esses investimentos é estimado em 7,5 anos.

 

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Novas Tecnologias, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s