Eu costumo dizer em minhas aulas, palestras e conversas com Clientes que a equipe local de Operação e Manutenção, com raríssimas exceções, não consegue planejar e tampouco controlar de forma adequada e eficaz o resultado de suas operações.
A razão?….
A falta te estrutura técnica e em alguns casos, a falta de uma formação e/ou experiência e informação para que este processo (de gestão) seja conduzido de forma acertiva.
O resultado?….
Operações ineficientes, gastos excessivos, custo operacional maior, usuários insatisfeitos e a degradação / desvalorização do setor de Operação & Manutenção.
Mas o principal problema é a falta desta visão…., ou seja, não enxergar esta deficiência e insistir no erro!
Diziam os meus pais que “em terra de cegos, quem tem um olho é rei“…. mas aonde estão este “cíclopes”???
Com o advento da internet e o acesso à todas as informações necessárias, todos nós temos o pleno conhecimento de que os edifícios representam hoje um dos maiores consumidores de energia e água dentre os diferentes setores; no entanto:
- Não se planeja adequadamente a manutenção, deixando-se de lado as oportunidades de otimização (séria e técnica) de recursos;
- Não se estabelece um conjunto de metas para o departamento de O&M, com foco em resultados;
- Não se define uma política de treinamento e, principalmente, de retenção do conhecimento dentro do site, precavendo-se contra a inevitável rotatividade de funcionários e colaboradores;
- Não se define claramente uma estratégia de gestão dos serviços, através de análises não somente quantitativas, mas também através de indicadores qualitativos (aliás, onde estão os indicadores???);
- Não se monitoram indicadores de consumo, mesmo em edifícios dotados de uma infraestrutura de M&V (Medição e Verificação) desde o seu nascimento;
- Não são utilizadas algumas das ferramentas importantes do mercado, como por exemplo o RETROCOMISSIONAMENTO;
- Entre outras…
Lamentavelmente, o nome disto é “falha da gestão”, com uma “forte pitada” de “falta de visão!
Mas não existe mágica que transforme algo improdutivo ou com um baixo desempenho em resultados aceitáveis sem planejamento e controle, ou melhor, sem uma gestão eficaz!
Não existem milagres sem um trabalho bem planejado e executado!
Até quando vamos “fechar os olhos” e fingir que “Papai Noel” ou o “Coelhinho da Páscoa” existem????
Excelente artigo, me desculpe pela simplicidade da minha análise, tudo isso custa caro na visão de quem contrata, o tomador de serviço faz de conta que paga um preço justo e o contratado faz de conta que executa um excelente serviço.
Caro Lourivaldo, a falta de uma adequada gestão faz realmente com que se “recebam serviços” de forma incompleta ou inadequada. A sua análise está perfeita, pois é exatamente o que ocorre em grande parte dos casos. Obrigado por sua colaboração.