Eficiência energética: precisamos olhar para os edifícios – Comentários do Blog

Eu costumo dizer em minhas aulas, palestras e conversas com Clientes que a equipe local de Operação e Manutenção, com raríssimas exceções, não consegue planejar e tampouco controlar de forma adequada e eficaz o resultado de suas operações.

A razão?….

A falta te estrutura técnica e em alguns casos, a falta de uma formação e/ou experiência e informação para que este processo (de gestão) seja conduzido de forma acertiva.

O resultado?….

Operações ineficientes, gastos excessivos, custo operacional maior, usuários insatisfeitos e a degradação / desvalorização do setor de Operação & Manutenção.

Mas o principal problema é a falta desta visão…., ou seja, não enxergar esta deficiência e insistir no erro!

Diziam os meus pais que “em terra de cegos, quem tem um olho é rei“…. mas aonde estão este “cíclopes”???

Com o advento da internet e o acesso à todas as informações necessárias, todos nós temos o pleno conhecimento de que os edifícios representam hoje um dos maiores consumidores de energia e água dentre os diferentes setores; no entanto:

  • Não se planeja adequadamente a manutenção, deixando-se de lado as oportunidades de otimização (séria e técnica) de recursos;
  • Não se estabelece um conjunto de metas para o departamento de O&M, com foco em resultados;
  • Não se define uma política de treinamento e, principalmente, de retenção do conhecimento dentro do site, precavendo-se contra a inevitável rotatividade de funcionários e colaboradores;
  • Não se define claramente uma estratégia de gestão dos serviços, através de análises não somente quantitativas, mas também através de indicadores qualitativos (aliás, onde estão os indicadores???);
  • Não se monitoram indicadores de consumo, mesmo em edifícios dotados de uma infraestrutura de M&V (Medição e Verificação) desde o seu nascimento;
  • Não são utilizadas algumas das ferramentas importantes do mercado, como por exemplo o RETROCOMISSIONAMENTO;
  • Entre outras…

Lamentavelmente, o nome disto é “falha da gestão”, com uma “forte pitada” de “falta de visão!

Mas não existe mágica que transforme algo improdutivo ou com um baixo desempenho em resultados aceitáveis sem planejamento e controle, ou melhor, sem uma gestão eficaz!

Não existem milagres sem um trabalho bem planejado e executado!

Até quando vamos “fechar os olhos” e fingir que “Papai Noel” ou o “Coelhinho da Páscoa” existem????

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Comentarios do Bloggeiro, Comissionamento, Eficiência Energética, Facility Management, Real Estate e Mercado Imobiliário, Sustentabilidade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Eficiência energética: precisamos olhar para os edifícios – Comentários do Blog

  1. Lourivaldo Clementino disse:

    Excelente artigo, me desculpe pela simplicidade da minha análise, tudo isso custa caro na visão de quem contrata, o tomador de serviço faz de conta que paga um preço justo e o contratado faz de conta que executa um excelente serviço.

    • Caro Lourivaldo, a falta de uma adequada gestão faz realmente com que se “recebam serviços” de forma incompleta ou inadequada. A sua análise está perfeita, pois é exatamente o que ocorre em grande parte dos casos. Obrigado por sua colaboração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s