Um bom contrato de O&M – Por onde começar?

Dentre as várias perguntas que normalmente me são direcionadas durante os nossos trabalhos, existem algumas que sempre acabam gerando uma sensação de “calças justas” ou de insegurança…

Curiosamente, um destes casos é quando nos perguntam sobre quais as boas empresas de manutenção existem hoje no mercado…

Por mais que esta pergunta nos pareça extremamente senseta (e o é, de fato), torna-se normalmente difícil de respondê-la diretamente, sem que exploremos um pouco mais o contexto deste cliente e sem que efetuamos algumas ponderações.

Não é difícil de se explicar esta situação acima, pois acredito que todos ou quase todos que estejam lendo este post já tenham se deparado com alguns paradoxos ou contradições, quando se verifica uma mesma empresa prestando serviços tão diferentes (em qualidade, atendimento, etc) em dois clientes distintos.

Muitos se perguntam do por quê, uma vez que falamos de uma mesma empresa….

O fato é que poderíamos escrever quase um “livro” neste blog tentando esclarecer um pouco melhor este “fenômeno” que acontece não somente na manutenção, mas também em várias outras áreas englobadas pelo que se determina “hard falicities management”.

Se fôssemos condensar esta resposta em poucas frases, diríamos que, apesar de se tratar de um mesmo fornecedor:

  1. Temos contratos e formas de contratação distintas muitas vezes, distinção esta refletida pelas expectativas e necessidades de diferentes clientes, ou mesmo de diferentes sites e atividades em um mesmo cliente;
  2. Temos gestores com perfis, experiências e formas de conduta diferenciadas em ambos os lados (Cliente e Tomador);
  3. Temos mais ou menos investimentos (e não me refiro somente ao fator verba, mas também ao fator tempo e dedicação) em capacitação / treinamento para as equipes de O&M.

Enfim, uma contratação, ou melhor, o resultado de uma contratação, dependerá de vários fatores, à se inciciar pela definição de expectativas e demandas e pela seleção do potencial fornecedor, com “motor e combustível” suficientes à desenvolver o trabalho contratado.

Aspectos de Gestao de OM

Existem alguns aspecto importantes quando trabalhamos em um processo de contratação de um fornecedor, dentre eles:

  • A tradução do que se espera realmente deste processo (alinhamento obrigatório entre as partes envolvidas)
  • A definição clara de responsabilidades e dos limites de atuação
  • A especificação das formas e ferramentas de gestão à serem utilizadas

É claro que estes 3 (três) fatores deverão ainda se desdobrar em vários sub-itens, mas em linhas gerais, constituem-se em uma base para o desenvolvimento e para a condução do processo.

Uma atuação segura e técnica por parte de ambos, permitirá uma colheita mais rica no futuro, diretamente apoiada na Qualidade, na maior Disponibilidade e Confiabilidade em sistemas e equipamentos e no maior e confiável Controle de Custos.

*  Figura elaborada pela A&F Partners Consulting como figura didática em aulas ministradas.
Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s