Eficiência energética x sistemas de condicionamento interno

Notadamente e historicamente o mair consumidor de energia em uma edificação comercial, o sistema de ar condicionado e a preocupação com a eficiência energética vêm sendo debatidos por entidades e profissionais ligados ao setor.

É muito importante, no entanto, que não se atribua esta responsabilidade (por uma maior eficiência) apenas ao projeto, fabricantes e instaladoras (que executam e comissionam), mas também aos responsáveis locais pela Operação e Manutenção destes sistemas.

Se mal operado, até mesmo um bom projeto de climatização poderá desempenhar negativamente, desperdiçando energia e água, além de não proporcionar os níveis mínimos de conforto e qualidade para o ambiente de trabalho.

Importante também ressaltar que a boa e adequada Operação & Manutenção não dependerá apenas de bons profissionais, mas de “bons e bem treinados profissionais”, o que deixa claro a posição e responsabilidade de chefes, supervisores e gerentes da área, pois caberá à eles a responsabilidade de reter e difundir o conhecimento interno sobre:

  • O projeto – Como deverá operar o sistema segundo o projeto
  • A operação – Lógicas funcionais e parâmetros de operação
  • A manutenção – Atividades de campo e de controle

Estima-se hoje algo próximo de 80% a contribuição e por que não dizer, o peso, de custos operacionais no ciclo de vida de uma edificação comercial (OPEX), sendo muito importante que procedimentos sejam estabelecidos e seguidos e que metodologias e planos de medição e verificação sejam também implantados e seguidos.

Afinal, quem não monitora…..não gerencia!

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor, Comentarios do Bloggeiro, Eficiência Energética, Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s