O “preço” pela crise

É dispensável despendermos tempo neste blog “falando” sobre o obscuro e até mesmo “tenebroso” momento pelo qual passamos no país…, sendo que o termo “tenebroso” se refere ao verdadeiro “poço sem fundo” nestas escavações promovidas pelo poder judiciário na questão relativa a irradiação da corrupção em vários níveis de nossos poderes executivo e legislativo.

É realmente indispensável….

Mas não se pode dispensar um outro comentário sobre a paralisação de nosso país, de nossos segmentos, em função do medo e das incertezas sobre o futuro de setores em meio e longo prazo… Como exemplo, temos um verdadeiro “túnel de congelamento” envolvendo o setor de educação complementar e de capacitação de profissionais do mercado, englobando cursos rápidos, cursos de curta e média duração e treinamentos.

O mercado está “paralisado” como não se verifica há muito tempo!!

E toda esta paralisação tende a ser um forte “colaborador” para a ampliação do desnível técnico e de conhecimentos práticos (troca de experiências) em nossos profissionais.

Recentemente, assisti a um víde no Youtube, produzido pela ASHRAE no Brasil e que mostrava uma entrevista com o saudoso professor e mestre em refrigeração e ar condicionado Issao Yoshida, à quem muitos dos profissionais que atuam em refrigeração ou ar condicionado devem por parte de seu aprendizado.

Para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o Professor Issao durante aulas e cursos na FEI, certamente devem lembrar de um forte viés deste experiente mestre, viés este voltado a uma intensa vivência prática, que gostava de compartilhar com os seus alunos.

E foi justamente falando sobre esta vivência prática e sobre a importância de seu compartilhamento com os jovens, que o Professor Issao praticamente encerrou esta entrevista realizada pela ASHRAE no Brasil.

Cursos e Treinamentos têm uma enorme importância na formação de nossos profissionais, principalmente pela troca de orientações e de experiências que promove com os seus alunos. É verdade que, se desejamos atingir novos resultados, precisaremos conhecer caminhos já trilhados e as falhas ou dificuldades encontradas neste caminho.

É verdade também que não podemos subestimar a necessidade de melhorarmos as nossas pessoas e operações, seja através de cursos externos, que obviamente são comercializados, mas seja também por treinamentos internos, conduzidos por profissionais da própria empresa e de forma organizada.

Enfim, quero aqui reforçar a necessidade de combatermos esta inércia e de olharmos para o futuro, e para quando esta “crise” terminar, quando então certamente precisaremos estar preparados para um novo e significativo (e por que não dizer assertivo e eficaz) arranque!!

Pois este poderá ser um “preço” alto ao término desta crise…

Pensem nisto!

Em tempo, para aqueles que se interessarem em rever ou ver a entrevista feita pela ASHRAE com o Professor Issao Yoshida, segue abaixo o link do Youtube:

 

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s