Foi lançado no último dia 23 de junho o livro Edifício Ambiental, reunindo a contribuição de 42 engenheiros, arquitetos e pesquisadores.
Vejam a seguir a chamada para a mesa redonda já realizada na última terça, onde também se comenta sobre o livro e seu lançamento.
—————————————————————————————–
Fonte: Revista Infra
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
Arquitetos e pesquisadores debatem qualidade e desempenho de edificações
![]() |
No dia 23 de junho (terça-feira), às 19h, a relação entre edifícios e seu entorno estará em questão na mesa redonda “Edifício Ambiental: a face de uma arquitetura de qualidade e desempenho”. O encontro marca o lançamento do livro de mesmo nome, Edifício Ambiental, organizado por Joana Carla Soares Gonçalves e Klaus Bode. Além dos organizadores, o bate-papo contará com a presença dos arquitetos Alexandre Hepner, do Estúdio ARKIZ e também professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Marcelo de Andrade Romero, professor e pesquisador da FAU-USP.
Edifício Ambiental reúne contribuições de 42 engenheiros, arquitetos e pesquisadores renomados, que trazem ao leitor os projetos e práticas mais avançados em termos de qualidade ambiental no Brasil e no exterior. A proposta é discutir, de maneira crítica e tecnicamente substanciada, questões como desempenho, qualidade e eficiência energética – afinal, alguns dos parâmetros ambientais como acesso ao sol e aproveitamento da luz natural, comunicação visual entre interior e exterior e circulação de ar fresco têm o potencial de transcender limites quantitativos de desempenho e dar qualidade e autenticidade à arquitetura.
Dividido em cinco partes, o livro aborda conceitos de qualidade e tecnologias construtivas, discute o ambiente urbano e os processos de projeto, traz análise de edifícios existentes e aprofunda reflexões sobre os desafios ambientais e as forças de mercado. São cerca de 600 páginas repletas de imagens, desenhos e esquemas que permitem o estudo aprofundado de edificações como o Velódromo das Olimpíadas de Londres, o edifício de escritórios One Airport Square, na República de Gana, ou o Commerzbank, na Alemanha – ícones da arquitetura mundial – e de outros projetos inovadores que contaram, em diversos casos, com a participação direta dos autores da obra.