Lançamento do livro “Edifício ambiental”

Foi lançado no último dia 23 de junho o livro Edifício Ambiental, reunindo a contribuição de 42 engenheiros, arquitetos e pesquisadores.

Vejam a seguir a chamada para a mesa redonda já realizada na última terça, onde também se comenta sobre o livro e seu lançamento.

—————————————————————————————–

Fonte: Revista Infra

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Arquitetos e pesquisadores debatem qualidade e desempenho de edificações

No dia 23 de junho (terça-feira), às 19h, a relação entre edifícios e seu entorno estará em questão na mesa redonda “Edifício Ambiental: a face de uma arquitetura de qualidade e desempenho”. O encontro marca o lançamento do livro de mesmo nome, Edifício Ambiental, organizado por Joana Carla Soares Gonçalves e Klaus Bode. Além dos organizadores, o bate-papo contará com a presença dos arquitetos Alexandre Hepner, do Estúdio ARKIZ e também professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Marcelo de Andrade Romero, professor e pesquisador da FAU-USP.

Edifício Ambiental reúne contribuições de 42 engenheiros, arquitetos e pesquisadores renomados, que trazem ao leitor os projetos e práticas mais avançados em termos de qualidade ambiental no Brasil e no exterior. A proposta é discutir, de maneira crítica e tecnicamente substanciada, questões como desempenho, qualidade e eficiência energética – afinal, alguns dos parâmetros ambientais como acesso ao sol e aproveitamento da luz natural, comunicação visual entre interior e exterior e circulação de ar fresco têm o potencial de transcender limites quantitativos de desempenho e dar qualidade e autenticidade à arquitetura.

Dividido em cinco partes, o livro aborda conceitos de qualidade e tecnologias construtivas, discute o ambiente urbano e os processos de projeto, traz análise de edifícios existentes e aprofunda reflexões sobre os desafios ambientais e as forças de mercado. São cerca de 600 páginas repletas de imagens, desenhos e esquemas que permitem o estudo aprofundado de edificações como o Velódromo das Olimpíadas de Londres, o edifício de escritórios One Airport Square, na República de Gana, ou o Commerzbank, na Alemanha – ícones da arquitetura mundial – e de outros projetos inovadores que contaram, em diversos casos, com a participação direta dos autores da obra.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Literatura Técnica e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s