Ministério do Meio Ambiente e Abesco oferecem curso gratuito sobre etiquetagem energética de edificações

Fonte: PROCEL Info

Acesse aqui a matéria em sua origem.

A partir de 2020 todos os edifícios públicos federais, inclusive os alugados, deverão ter o selo do Procel, a etiqueta PBE Edifica. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), ao todo são 28 mil empreendimentos que deverão ter no mínimo classificação B (ranking de consumo de energia, sendo a etiqueta A mais eficiente e a E menos eficiente). Justamente por isso, o MMA, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) e com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD), promove o curso gratuito sobre etiquetagem de eficiência energética. A oficina é voltada aos especialistas do setor privado e será realizada no dia 12 de maio das 14h30 às 18h30 no Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília São Paulo/SP).

“Esse é um mercado muito amplo e precisa estar preparado para o aumento da demanda, por isso esse curso de capacitação é tão importante. Os participantes terão a oportunidade de conhecer todos os requisitos necessários para solicitar e obter a PBE Edifica. Sem contar que esse é mais um passo em direção à segurança energética do nosso País, hoje as edificações são responsáveis por consumir 50% da energia disponível no Brasil”, explica o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar.

O curso tem duração de quatro horas e tem como conteúdo programático o histórico do processo; a introdução e contextualização da etiquetagem e eficiência energética; a legislação e os impactos da etiquetagem nos processos licitatórios de projetos e obras; os cálculos das etiquetas com o uso da ferramenta webprescritivo; exemplos de análise de custo benefício, além de exercício prático para o cálculo da etiqueta.

Serviço:

Curso sobre Etiquetagem Energética de Edificações segundo o PBE Edifica

Data: 12 de maio

Horário: 14h30 às 18h30

Local: Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo

Endereço: Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília São Paulo/SP

Inscrições: eemudancadoclima@mma.gov.br ou (61) 2028-2280/ 2245/ 2598

*Os participantes deverão levar notebook

*Com informações da assessoria de imprensa da Abesco

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Cursos & Seminarios / Congressos, Eficiência Energética, Normas Técnicas, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s