Operação & Manutenção – Precisamos acabar com a “visão míope”

Em tempos de recessão (e já arrastamos esta situação por quase dois anos…), é extremamente normal (e saudável) que as empresas olhem para o seu interior, para a sua operação e busquem por reduções e mudanças, o que nem sempre poderá ser o melhor caminho, se estas atitudes e ações não forem embasadas de forma técnica e gerencial.

Isto é o que chamo as vezes de “visão míope” sobre uma determinada situação.

Com isto, também se observa a maior oferta de cursos voltados à gestão de nossas operações, onde temos normalmente uma maior concentração em seus conceitos e formas de planejamento, objetivando a adição ou a renovação do conhecimento junto aos participantes.

Entretanto, sente-se muito a falta de dois fatores extremamente importantes:

  • A visão prática sobre todo o processo, com enfoque na análise e aplicabilidade de modelos
  • A transferência de experiência na gestão de resultados

Isto é de fundamental importância para que os participantes aprendam, de fato, à analisar melhor antes de simplesmente aplicar os modelos de mercado, o que nem sempre trará o resultado esperado…

Conceitos e Normas existem e são vitais, mas cabe-nos sempre a análise prévia quanto a sua aplicabilidade e a decisão sobre a melhor forma de fazê-lo (customização).

O empirismo é necessário, mas precedido de um adequado planejamento e de uma análise de riscos.

A gestão de resultados é o caminho para a retro-alimentação de processos e deverá ser também posta em prática e avaliada periodicamente.

Ferramentas de gestão são vitais, se adequadamente customizadas e colocadas sob o olhar contínuo, atento e experiente de um profissional.

Enfim, estas são apenas algumas considerações sobre o processo de gestão e controle que precisam ser observados e principalmente, incluídos em cursos e treinamentos.

Precisamos sair do “óbvio ululante” como dizia um de meus antigos mestres na época da faculdade.

É exatamente com este intuito que ministraremos um curso inovador no mercado neste ano de 2015 e aproveito para convidar à todos. Já divulgamos neste Blog a chamada para o curso, que acontecerá agora em Abril, entre os dias 09 e 11 na capital Paulista.

Segue ao lado o link para o post: https://alexandremflara.com/2015/03/02/curso-de-gestao-em-operacao-manutencao-em-sp-faltam-apenas-38-dias-2/

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor, Cursos & Seminarios / Congressos, Facility Management e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s