Em tempos de recessão (e já arrastamos esta situação por quase dois anos…), é extremamente normal (e saudável) que as empresas olhem para o seu interior, para a sua operação e busquem por reduções e mudanças, o que nem sempre poderá ser o melhor caminho, se estas atitudes e ações não forem embasadas de forma técnica e gerencial.
Isto é o que chamo as vezes de “visão míope” sobre uma determinada situação.
Com isto, também se observa a maior oferta de cursos voltados à gestão de nossas operações, onde temos normalmente uma maior concentração em seus conceitos e formas de planejamento, objetivando a adição ou a renovação do conhecimento junto aos participantes.
Entretanto, sente-se muito a falta de dois fatores extremamente importantes:
- A visão prática sobre todo o processo, com enfoque na análise e aplicabilidade de modelos
- A transferência de experiência na gestão de resultados
Isto é de fundamental importância para que os participantes aprendam, de fato, à analisar melhor antes de simplesmente aplicar os modelos de mercado, o que nem sempre trará o resultado esperado…
Conceitos e Normas existem e são vitais, mas cabe-nos sempre a análise prévia quanto a sua aplicabilidade e a decisão sobre a melhor forma de fazê-lo (customização).
O empirismo é necessário, mas precedido de um adequado planejamento e de uma análise de riscos.
A gestão de resultados é o caminho para a retro-alimentação de processos e deverá ser também posta em prática e avaliada periodicamente.
Ferramentas de gestão são vitais, se adequadamente customizadas e colocadas sob o olhar contínuo, atento e experiente de um profissional.
Enfim, estas são apenas algumas considerações sobre o processo de gestão e controle que precisam ser observados e principalmente, incluídos em cursos e treinamentos.
Precisamos sair do “óbvio ululante” como dizia um de meus antigos mestres na época da faculdade.
É exatamente com este intuito que ministraremos um curso inovador no mercado neste ano de 2015 e aproveito para convidar à todos. Já divulgamos neste Blog a chamada para o curso, que acontecerá agora em Abril, entre os dias 09 e 11 na capital Paulista.
Segue ao lado o link para o post: https://alexandremflara.com/2015/03/02/curso-de-gestao-em-operacao-manutencao-em-sp-faltam-apenas-38-dias-2/