Casa sustentável gera mais energia do que consome

Fonte: Planeta Sustentável

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

rédios comerciais e residenciais são grandes consumidores de luz, respondendo por cerca de 40% da demanda mundial. A boa notícia é que a autossuficiência tem atraído grande atenção por conta do aumento do preço da energia e dos problemas climáticos oriundos das emissões de fontes fósseis.

No mercado de construção civil, uma das investidas mais promissoras são os chamados Edifícios de Energia Zero (zero energy buildings ou ZEBs, na sigla em inglês), que produzem mais energia do que consomem ao longo de um ano.

Longe de um exercício de futurologia, os ZEBs já estão sendo incorporados na estratégia energética de diversos países no mundo como Estados Unidos, Alemanha e Noruega. É deste último que vem um exemplo inspirador: a casa ecológica ZEB Pilot Hous, que produz até 3 vezes mais energia do que necessita. Tudo a partir de fontes renováveis.

ZERO EMISSÃO

A casa faz parte de um projeto-piloto do Centro de Pesquisa da Noruega sobre Zero Emission Buildings (ZEB). O design com toque “surrealista” é assinado pelo escritório noruegês Snohetta.

O objetivo do projeto, concluído neste mês, é zerar as emissões de gases de efeito estufa, tanto a emitida no processo de construção quanto a que é gerada pela operação cotidiana. Para isso, a casa conta com tecnologias para geração independente de energia a partir de fontes renováveis.

ENERGIA SOLAR

O edifício foi construído com as mais avançadas soluções de design, engenharia e tecnologia. O telhado é todo coberto por paineis solares e pode ser orientado para três direções: sul, sudeste e nordeste, o que facilita a utilização de energia solar ao longo de todo o ano.

ENERGIA GEOTÉRMICA

Além do teto solar, a casa conta com um sistema de energia geotérmica sob o chão. Combinadas, as duas fontes garantem eletricidade para suprir as necessidades de energia da casa da família e ainda gerar excedente suficiente para abastecer um carro elétrico durante todo o ano.

VENTILAÇÃO NATURAL

Também há um sistema de ventilação natural que foi construído para maximizar os benefícios da luz natural em todos os cômodos da casa, o que reduz o consumo de energia.

VISUAL FRESCO

Materiais usados no interior da casa foram escolhidos com base na sua capacidade de contribuir para o bom clima interno e da qualidade do ar, bem como garantir um visual rústico e fresco.

Um átrio exterior com lareira e mobiliário facilita a entrada de luz natural e garante um jantar agradável ao ar livre com com a família.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s