Comprar com mais conforto, viver com eficiência energética

Fonte: Deutschland.de

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Alemanha – Como que acionada pela mão de um 
fantasma, a máquina de lavar roupas 
começa a funcionar – neste exato momento a eletricidade está mais barata. Pouco depois, é a calefação que liga. Os moradores, porém, ainda estão no trabalho. Após um dia cansativo, querem encontrar a casa já aquecida. A temperatura pode ser controlada por eles através de um aplicativo móvel. A caminho de casa, lembram-se que a geladeira está vazia. Por sorte, o aparelho dispõe de Wi-Fi integrado e está sincronizado a um caderno digital de anotações. Durante as compras, olham no smartphone, quais os alimentos que faltam na cozinha. O que soa futurístico já é realidade em residências alemãs há tempos. De acordo com um estudo, até 2020 mais de um milhão de domicílios alemães estarão usando sensores inteligentes e aparelhos conectados entre si. Em 2013, já havia na Alemanha 315.000 residências inteligentes em rede.

As fontes alternativas de energia também 
desempenham papel importante numa “smart home” totalmente digitalizada: nela, equipamentos fotovoltaicos, bombas de aquecimento e contadores inteligentes estão conectados – a casa está se transformando numa pequena usina de energia. Economia e comodidade não são as únicas vantagens de morar de forma 
inteligente: sensores diferentes identificam arrombamentos, incêndios ou vazamentos de água e comunicam a uma central de alarme. Portas externas e janelas abertas também são mostradas e queimadores de fogão automaticamente desligados. Só falta a casa limpar-se sozinha – mas nem isto está no campo dos sonhos. Os primeiros robôs faxineiros já estão em ação faz tempo.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Eficiência Energética, Novas Tecnologias, Sustentabilidade e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário