Weg cria programa de eficiência energética

Fonte: Revista Guia Exame Sustentável

Acesse aqui a reportagem na íntegra, no Guia Exame de Sustentabilidade.

Primeira empresa a receber certificação ISO 50.001, fabricante de motores amplia medidas para reduzir o consumo energético de suas unidades

Santa Catarina- Pioneira no Brasil na aplicação de normas internacionais para gestão energética, a fabricante de motores Weg pretende ampliar a utilização da norma ISO 50.001 em suas unidades. Segundo reportagem do Guia Exame Sustentável 2014, a empresa testa desde 2011 as regras da norma ISO 50.001 na fábrica localizada em Jaraguá do Sul. Os resultados foram satisfatórios, já que houve uma redução de 17% no consumo de energia nos laboratórios de testes e 13% nas linhas de produção.

Segundo o diretor de marketing corporativo da Weg, Antônio Cesar da Silva, a economia foi obtida com o treinamento de funcionários para identificar desperdícios e substituição de equipamentos por outros mais eficientes. Com essas medidas, a fábrica de Jaraguá do Sul tornou-se a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 50.001. Até hoje, apenas 13 empresas brasileiras possuem o certificado.

Com sucesso obtido em Jaraguá do Sul, a Weg criou em 2013 um programa próprio de eficiência energética. Inicialmente aplicado em três fábricas do grupo, o projeto será ampliado para mais 15 fábricas de motores e outras oito unidades de produção de equipamentos de automação e energia.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s