Evento sobre Construções Sustentáveis em Porto Alegre atinge os objetivos

Estive ontem na bela e sempre acolhedora Porto Alegre palestrando no evento organizado pelas empresas e instituições Construir + Verde, Eccos Recycle, New Fields e Grupo KSC, evento este que contou com importantes apoios de instituições locais, como a ASBRAV, AEARV, ASAEC e SEBRAE.

Apesar de ser o primeiro evento realizado por seus idealizadores, tivemos uma bem conduzida manhã de palestras, seguido de um bate-papo descontraído no período da tarde, dedicado à uma rodada de negócios.

Lara Construir Verde 1 Nov 14

Não é preciso reforçar a importância de eventos como este, para que possamos não só divulgar conceitos de sustentabilidade em nossa sociedade, assim como entre os profissionais que atuam em projetos, operações, construção, incorporação, etc.

Vivemos hoje uma época de muita “velocidade”, ou melhor, uma época onde a paciência pela obtenção de resultados é cada vez menor…..talvez fruto de todas as facilidades oferecidas pela internet (achamos e atingimos muitas coisas de forma muito rápida!).

O caminho da sustentabilidade em nossas construções e operação em edifícios é irreversível e ponto. Precisamos nos preparar para esta situação, com vistas à tentarmos recuperar o tempo perdido.

Infelizmente, ainda estamos muito….mas muito mesmo….distantes de uma Alemanha, por exemplo, onde temos o incentivo e a fiscalização de órgãos públicos para a prática e implantação de soluções sustentáveis.

Parabéns aos organizadores (MV Trevisan) e à todos os envolvidos no evento, pelo sucesso obtido.

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Palestras, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s