Projeto europeu ajuda na escolha de lâmpadas para uma iluminação de qualidade

Fonte: Portal RTP

Acesse aqui a matéria em sua origem.

Portugal – Um manual para ajudar os consumidores a escolherem as lâmpadas mais indicadas para uma iluminação eficiente e de qualidade vai ser distribuído por grandes varejistas dos 12 países europeus. Segundo estudo da Universidade de Coimbra (UC), a análise da “qualidade dos vários tipos de lâmpadas disponíveis no mercado, sejam elas fluorescentes ou de LED [light emitting diode], será realizada com o objetivo de transformar o setor de iluminação residencial”.

Trata-se de “ajudar os diferentes atores do mercado de iluminação residencial, que nesta fase se encontra num estado de transição profunda”, sintetiza o pesquisador do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da UC e coordenador do projeto em Portugal, Pedro Esteves.

Os consumidores sabem que precisam ver os lúmen (lm) e não os watts (W) para saberem quanta luz há em uma lâmpada , mas não como reconhecer, por exemplo, uma lâmpada de qualidade, exemplifica o pesquisador da UC, sublinhando que este projeto europeu, denominado “PremiumLight”, pretende responder a estas e outras questões.

“Após a análise e testes de qualidade e eficiência aos vários tipos de lâmpadas recolhidas junto dos fabricantes, de varejistas e lojas especializadas, produzimos um conjunto de informação essencial para orientar o consumidor para a compra de iluminação eficiente e de elevada qualidade”, adianta Pedro Esteves.

O manual, que “começará a ser distribuído por grandes varejistas dos 12 países” envolvidos no estudo, esclarece “efetivamente o que é iluminação de qualidade, quais as suas vantagens (econômica, ambiental e de saúde, por exemplo) e como escolher a lâmpada adequada” às necessidades de cada pessoa e atividades específicas, no interior das habitações, acrescenta Pedro.

“Há uma grande lacuna na informação ao consumidor”, reconhece, exemplificando: “Antigamente, se queríamos mais luz, comprávamos uma com potência (W) maior”, mas “hoje as tecnologias são diferentes e o único termo de comparação entre elas é o lúmen, que nos diz “quanta luz” há em uma lâmpada”.

Sobre as lâmpadas mais eficientes, os investigadores do “PremiumLight” concluem que as diodo emissor de luz (LED) são as que reúnem as melhores características e as únicas com classes de eficiência energética A+ e A++, permitindo economias significativas.

“O custo inicial da lâmpada (10 euros) pode parecer, à primeira vista, muito alto, por algo que estávamos habituados a pagar um ou dois euros”, mas, “a longo prazo, ou seja, até a lâmpada deixar de funcionar, a economia poderá ser superior a 100 euros”, sublinha Pedro Esteves, referindo que este cálculo considera “uma utilização média de mil horas por ano (três horas/dia), a eficiência energética” e que a lâmpada LED dura em média 20 anos.

Financiado em mais de £1.5 milhão pela União Europeia, o projeto, que foi desenvolvido “ao longo dos últimos dois anos”, reuniu um consórcio de 12 países europeus (Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Áustria, República Checa, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Letónia). Em Portugal, o “PremiumLight” envolveu uma equipe de pesquisadores do ISR de Coimbra.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s