Academias de ginástica podem gerar energia elétrica

Fonte: Procel Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Brasil – As academias de ginástica poderão se transformar, em breve, em micro ou minigeradoras de energia elétrica. Essa medida será possível por meio do projeto piloto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a empresa Adabliu Eventos e a concessionária Light Serviços de Eletricidade.

Nesta fase inicial, o projeto será desenvolvido apenas nas academias públicas, disponibilizadas nas ruas pela prefeitura do Rio de Janeiro. A energia será produzida a partir da adaptação de equipamentos que vão aproveitar a força motriz humana durante a realização dos exercícios físicos.

Segundo o diretor da Aneel, Reive Barros dos Santos, toda a energia produzida será computada e compensada nas instalações da prefeitura. Reive acrescenta que o projeto, que teve início em novembro deste ano, vai passar por uma avaliação em abril de 2015 e se os resultados forem satisfatórios a experiência pode ser ampliada para outros empreendimentos, tanto púbicos quanto privados.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s