Guia Exame aborda eficiência energética em rodovias

Fonte: Procel Info (divulgação)

Criação e direitos: Revista Guia Exame

Acesse aqui a divulgação em sua fonte.

Clique neste link e leia a reportagem na íntegra diretamente do site da Exame.

Brasil – Reportagem especial mostra projeto da Ecorodovias que utiliza fontes alternativas de energia para abastecimento dos postos de operação.

Brasil – O Guia Exame Sustentável de 2014 traz uma reportagem sobre o projeto de sustentabilidade e eficiência energética da Ecorodovias. A empresa, que administra 1768 quilômetros de estradas nas regiões Sul e Sudeste, mantém desde 2013 investimentos que geram benefícios ambientais e segurança para os motoristas.

Na BR-392, no Rio Grande do Sul, a Ecorodovias passou a gerar a própria energia elétrica do posto de operação localizado no município de Rio Grande. No local, foram instalados um aerogerador e placas fotovoltaicas. Em São Paulo, na rodovia dos Imigrantes, os call boxes e câmeras de monitoramento são abastecidas por energia solar.

Ao todo, a concessionária investiu R$ 2,7 milhões em substituição de lâmpadas e adoção de sistemas eólicos e solares. Além da redução do consumo de energia, as medidas também resultaram em mais segurança para os motoristas. Na BR-101, houve uma redução de 13% no número de acidentes após a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s