Grandes centros urbanos do Sudeste poderão ter corte de luz no Verão

Fonte: O Tempo – BH

Divulgação: SINAENCO

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Na última quinta-feira (30), o Operador Nacional do Sistema (ONS) avisou a distribuidores e geradores de energia elétrica que há risco de serem necessários cortes seletivos de energia para garantir funcionamento em horários de pico, entre janeiro e fevereiro. As informações são do jornal “Folha de São Paulo”.

A adoção da medida seria necessária para manter os reservatórios em nível seguro e evitar os apagões durante os horários de maior movimento nos grandes centros urbanos. Para isto, as usinas deixariam de fornecer energia durante a madrugada. Os cortes afetariam as capitais do sudeste e a cidade de Campinas, em São Paulo.

Tal medida só será necessária caso as chuvas não sejam suficientes para abastecer os reservatórios ao nível de 30% em janeiro. Atualmente eles operam em 18,27%. Neste mesmo período no ano passado, eles estavam com 41,62% da capacidade.

O corte de parte do fornecimento de energia durante a madrugada permitiria o aumento do volume de águas nas represas.

O diretor de Planejamento e Programação da Operação do ONS, Francisco José Arteiro de Oliveira, afirmou durante reunião no Programa Mensal de Operação (PMO), que o órgão precisaria operar as usinas hidrelétricas de forma a prepará-las para os horários de pico.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Cidades e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s