Fonte: Procel Info

Estados Unidos – Em setembro, durante a United Nations Climate Summit, em Nova York, foi anunciada uma parceria global, com foco em aumentar a eficiência de equipamentos e aplicações. A parceria público-privada, liderada pelo United Nations Environment Programme (UNEP), CLASP, United Nations Development Programme (UNDP), International Copper Association (ICA) e a Natural Resources Defense Council (NRDC), tem como objetivo acelerar a transição para equipamentos mais eficientes, reduzindo a demanda global de energia, mitigando as mudanças climáticas e melhorando o acesso à energia.
Baseado no modelo “en.lighten”, que visa otimizar o desenvolvimento e a eficiência em países emergentes, além de focar na aceleração da eficiência em ar condicionados, refrigeradores, motores elétricos, transformadores de distribuição e tecnologia de informação.
Em apoio ao projeto, a CLASP analisa o potencial para a economia de energia, adotando medidas mais eficientes na América Latina e no Caribe. Segundo análise da própria CLASP, esta região poderá economizar 137 TWh de eletricidade em 2030, se os 33 países integrantes adotarem medidas para eficiência energética em refrigeradores, ventiladores de teto e ar condicionados.
Para conduzir a análise, o programa CLASP contratou uma ferramenta desenvolvida pelo laboratório Berkeley, que mede esses impactos. Em colaboração com a UNEP, o programa levantou dados sobre preços e eficiência, além do potencial estimado a partir de estudos publicados pela iniciativa SEAD (Super-efficient Equipment and Appliance Deployment, em inglês), do Ministério de Energia Limpas e das atividades para a confecção de leis da Europa, México e Estados Unidos.
Os dados provenientes desses estudos foram apresentados no 6º Seminário de Eficiência Energética do Caribe e da América Latina, demonstrando a importância da economia de energia. Como resultado do seminário, a Nicarágua juntou-se à parceria com objetivo de conseguir acesso à expertise e recursos que possibilitem equipamentos mais eficientes. Além do país, governos de mais 15 países demonstraram interesse na iniciativa.
Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info.