Eletrobras Procel lança publicações técnicas em parceria com UFPB

Fonte: Procel Info

Acesse aqui o artigo em sua origem.

Na última terça feira, dia 30/09, foram lançados oficialmente no auditório da Unise na Eletrobras, sete publicações técnico-científicas dirigidas aos profissionais das áreas de saneamento e irrigação, com destaque à conservação de energia elétrica e água. As publicações foram desenvolvidas através de um convênio entre a Eletrobras e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o objetivo de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, de acordo com as ações integrantes do Procel Sanear.A Superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Falcão, fez a abertura do evento com palavras de incentivo e agradecimento ao lançamento dos sete livros, e enfatizou que o acervo de publicações é a maior riqueza que o programa pode deixar para a sociedade. Ela encerrou seu discurso parabenizando os autores pela conclusão do árduo trabalho de pesquisa e publicação.

O primeiro a discursar foi o coordenador e professor do Laboratório de Eficiência Energética, Hidráulica e Saneamento da UFPB, Heber Gomes. O professor Heber contou um pouco sobre a parceria da Universidade Federal da Paraíba com a Eletrobras Procel, assim como a formação dos laboratórios técnicos espalhados por todas as regiões do Brasil e sobre o desenvolvimento das publicações.

A segunda palestra foi do professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Peter Cheung. Em seu discurso, ele contou sobre a formação da Rede LEHNS – Rede Brasileira de Laboratórios de Eficiência Energética e Hidráulica no Saneamento. A Rede LENHS foi estruturada há 10 anos pela Eletrobras por meio da implantação de laboratórios em universidades brasileiras de todas as regiões do país, atuando como centros de referência regionais no tema de eficiência energética e hidráulica no saneamento. Todas as publicações, contaram com o apoio de diversos professores integrantes da Rede LENHS.

O evento se encerrou com as palavras do gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da Eletrobras, Fernando Perrone, que agradeceu a realização do evento enfatizando a importância desses desafios para a Eletrobras. “Temos um grande acervo de publicações aqui no Procel que pertence a toda sociedade, que são fundamentais para embasar todas as nossas ações, ressalta Perrone. Falcão complementou dizendo que o acervo é um patrimônio da sociedade. “Essas publicações representam muito para toda a sociedade, as universidades, para os profissionais da área e é por isso que nós da Eletrobras investimos e valorizamos tanto esses lançamentos”, disse ela.

Após os discursos, todos os participantes do evento receberam uma cópia de cada publicação lançada.

As versões digitais dos sete guias técnicos estão disponíveis na seção de Publicações no site do Procel Info e também podem ser acessadas diretamente através dos links a seguir:

Sistemas de Bombeamento – Eficiência Energética, Manual de Sistemas de Bombeamento – Eficiência Energética

EPA SWMM 5.0 – Modelo de Gestão de Drenagem Urbana, Avaliação Econômica – Eficiência Energética

Perdas de Água – Tecnologias de Controle e Sistemas de Irrigação – Eficiência Energética

Abastecimento de Água – Informação para Eficiência Hidroenergética

Avaliação Econômica: Eficiência Energética

Manual de Sistemas de Bombeamento: Eficiência Energética

Sistemas de Irrigação: Eficiência Energética

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Tecnicos, Eficiência Energética e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s