Modernização de processos e de equipamentos é arma para redução dos custos de energia

Fonte: SEGS

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Buscando soluções energéticas que resultem na união entre eficiência e redução de custos, empresas dos segmentos hospitalar e de varejo encontraram no retrofit, o processo de modernização e atualização de equipamentos, uma arma poderosa para reduzir o impacto dos custos de energia e otimizar o plano de eficiência energética.

O Hospital Albert Einstein, em São Paulo, é um exemplo da economia que a modernização de equipamentos pode resultar. Desde 2012 o sistema de LED vem sendo implantado em diversas áreas, assim como setores antigos do hospital estão passando pelo retrofit, substituindo as antigas lâmpadas fluorescentes. De acordo com o coordenador de manutenção do hospital, Coroaci dos Santos Júnior, a redução de custos resultantes da mudança chegou a R$ 2,5 milhões em um ano. “Além disso, estamos trabalhando com um sistema de banco de capacitores para melhorar a qualidade de energia. Se o retrofit não fosse feito, o consumo seria de 6 megawatts-hora/mês. Hoje, estamos na casa dos 5,2 megawatts-hora/mês”, afirma.

Varejo – Caso semelhante de economia nos custos de energia elétrica graças ao retrofit é do Shopping Iguatemi SP, que investiu na revisão total da automação e do funcionamento correto dos timers do sistema de ar condicionado. “O impacto do ar condicionado no consumo de energia elétrica do shopping é de 63%. Com o retrofit, conseguimos uma economia significativa de 15%. Além disso, fizemos o balanceamento da rede de água gelada, de modo que seja distribuída somente a quantidade que cada loja precisa, evitando o desperdício e reduzindo custos”, explica o gerente de manutenção do Shopping Iguatemi SP, Fernando Paiva.

Cases como o do Hospital Albert Einstein e do Shopping Iguatemi SP fazem parte da pauta de debates do seminário exclusivo de Gestão e Eficiência Energética oferecido pelo Energy Summit, que reúne empresários das principais companhias de energia, consumidores, fornecedores de soluções, instituições financeiras e órgãos do governo, de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo.

Sobre o ENERGY SUMMIT 2014

Em sua 15ª edição, o Energy Summit é reconhecidamente o mais tradicional fórum de discussões sobre a indústria elétrica, reunindo especialistas sobre geração, transmissão e distribuição e comercialização do insumo. Em 2014, o Energy Summit acontece de 15 a 17 de setembro, no Caesar Park Faria Lima, em São Paulo. Mais informações sobre as palestras, palestrante e inscrições estão disponíveis no Portal do evento

Sobre o Informa Group

O Informa group é o maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10000 funcionários em todo o mundo. As ações do Informa group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF). No segmento de eventos, o Informa group é hoje o maior organizador de feiras, conferencias e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Na América Latina, o Informa Group está presente através de várias empresas como IBC, IIR, BTS Informa, AchieveGlobal e InformaEconomics – FNP.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s