Elipse E3 proporciona maior economia de água e energia no Office Green

Fonte: Envolverde

Acesse aqui a matéria em sua origem.

O empreendimento Pedra Branca Cidade Sustentável é o primeiro projeto da América do Sul selecionado para o Clinton Climate Initiative. O Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima foi lançado pelo ex-presidente americano Bill Clinton, fundador da Fundação William J. Clinton, em 19 de maio de 2009, no Encontro dos C40, em Seul, na Coréia do Sul.

O projeto Pedra Branca foi elaborado com o objetivo de apresentar estratégias positivas para o clima, servindo como um forte exemplo econômico e ambiental a ser implementado nas cidades. Vários esforços foram feitos para atingir este propósito, entre eles investimentos em automação predial.

Seguindo este contexto, a integradora Engetel Automação e Segurança instalou o E3, solução de supervisão e controle da Elipse Software, em quatro condomínios da Pedra Branca localizados em Palhoça (SC). Destaque para o Office Green por ter sido o primeiro a obter a pré-certificação LEED no Estado de Santa Catarina.

Utilizado em 143 países, o LEED é um sistema internacional de orientação ambiental para edificações, concebido pelo Green Building Council, que foi criado com o objetivo de incentivar a transformação dos projetos, obras e operações, sempre focado na sustentabilidade.

Solução

O Elipse E3 permite controlar as mais diferentes variáveis e equipamentos relacionados aos sistemas de medição de energia, água, refrigeração, exaustão e alarmes.

Medição do consumo de energia

Através de suas telas, o software permite que os usuários monitorem o consumo de energia elétrica em alguns pontos estratégicos do condomínio, tais como elevadores, exaustores, etc.. O sistema também prevê o controle da iluminação, permitindo acionar um circuito e programar horários para ligar/desligar automaticamente as luzes ou, ainda, via um sensor de luminosidade.

Medição do consumo e níveis de água

O software permite controlar a medição do consumo geral da água potável e de re-uso do prédio.

Em uma de suas telas, é possível acompanhar o nível da água acumulada nos reservatórios e elevatórias. O sistema monitora e gera alertas ao operador em situações de falha, como um problema na bomba ou alagamento, por exemplo.

Sistema de Refrigeração e Exaustão

Os comandos do E3 permitem ligar/desligar as máquinas de ar condicionado das áreas comuns do prédio. Controla também o sistema de exaustão do subsolo e as unidades de tratamento do ar das salas comerciais.

Sistema de Detecção e Alarme contra Incêndios

O software monitora o sistema de alarme contra incêndios, informando os operadores sobre todas as ocorrências e qual o procedimento mais adequado para cada situação, de modo que as ações necessárias possam ser efetuadas o mais breve possível.

Relatórios

O E3 emite relatórios através dos quais é possível analisar o funcionamento dos sistemas de iluminação, alarmes e climatização, assim como a economia gerada com o uso mais eficiente de energia e água.

Benefícios

– Economia na energia gasta com iluminação graças à programação de desligamento automático do sistema, permitindo desligar remotamente as luzes nos períodos em que os ambientes não estão sendo ocupados;

– Economia na energia gasta com ar condicionado devido à programação de desligamento automático do sistema, permitindo bloquear o acionamento de algumas máquinas nas épocas cujas temperaturas estão mais amenas;

– Controle da energia gasta com elevadores, ar condicionados, bombas hidráulicas e iluminação, permitindo que o gestor do condomínio possa monitorar, mensalmente, o consumo e, assim, analisar quais as melhores práticas para reduzí-lo;

– Alerta, via o sistema de alarmes, nos casos de escassez de água por parte da concessionária, permitindo que os condôminos possam, cientes disso, tomar ações preventivas para melhor economizá-la;

– Controle do consumo de água potável, através do qual o gestor do condomínio consegue monitorá-lo, semanalmente, e efetuar ações para reduzí-lo caso seja necessário;

– Monitoramento do uso da água de re-uso, informando o quanto de água potável deixou de ser utilizada em função deste sistema.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s