Fonte: O Povo Online – Fortaleza / CE
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
O Rio de Janeiro vai sediar o maior fórum internacional de arquitetura, o Congresso Mundial da UIA (União Internacional dos Arquitetos), em 2020, segundo informou o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).
As outras cidades no páreo eram Melbourne, na Austrália, e Paris. A escolha aconteceu em Durban, na África do Sul, ontem, durante assembleia da União Internacional dos Arquitetos.
A proposta do Rio é, de acordo com nota do IAB, “discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e da multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social”.
Para o IAB, a capital fluminense, com os seus 12 milhões de habitantes, “apresenta um quadro urbano rico e complexo, de desigualdades e de acertos, representativo de cidades do continente americano e do mundo emergente que se urbaniza rapidamente neste século 21”.
Apoio
A candidatura do Rio 2020 teve o apoio do ex-prefeito de Curitiba e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner, do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).
Outras entidades aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Cialp (Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa), o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), a FNA (Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas), a Abap (Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas), a Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), o Rio Conventions & Visitors Bureau e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).