Eficiência energética, conforto ambiental e comissionamento em empreendimentos comerciais e residenciais

Fonte: Em Redes – 11/03/2014

Divulgação: Procel Info

Brasil – As exigências de utilização dos edifícios têm aumentado ao longo do tempo. Espera-se hoje que um edifício responda de modo eficiente, econômico e com segurança às diversas situações a que está sujeito, levando em consideração também a redução dos impactos ambientais e a mais conforto aos usuários.

Projetos que visam eficiência energética e conforto ambiental, e contribuam com novas tecnologias e sistemas de automação para a qualidade e desempenho ambiental da edificação, destacam-se entre as novas tendências e exigências. No entanto, de nada valem projetos bem pensados se não há controle da qualidade da obra e do desempenho das edificações na fase de manutenção.

Por isso, o comissionamento em empreendimentos ganha cada vez mais espaço na construção. Este processo de acompanhamento das atividades de projeto e da execução das instalações assegura a entrega da edificação de acordo com o que é exigido pelos projetos, garante uma pós-ocupação com o devido funcionamento dos sistemas prediais e ainda orienta para a manutenção do desempenho previsto.

Esta oficina irá trazer as melhores práticas e projetos que estão sendo implantados por empresas e profissionais quanto à eficiência energética, conforto ambiental e comissionamento de empreendimentos, de modo a garantir o desempenho ambiental na fase de construção, pós-ocupação e manutenção da edificação.

A programação e a inscrição online deste evento estarão disponíveis a partir do dia 01/09/14. Informe-se!

Mais informações também poderão ser obtidas através do endereço: http://www.eventoscte.com.br/eventos/eficiencia-energetica-conforto-ambiental-e-comissi/

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Eficiência Energética. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s