Seminário do Sinduscon João Pessoa vai abordar construção sustentável

Fonte: Paraíba Total (06/03/2014)

Divulgação: Procel Info

Paraíba – O Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa realizará durante os próximos dias 23 e 24 de abril, o I Seminário Paraibano de Construção Sustentável. O evento, que acontecerá no Hotel Tambaú, tratará do uso eficiente de água nos lotes urbanos e abordará o tema sustentabilidade e materiais.

O objetivo é estimular a adoção de sistemas, processos e materiais que reduzam as perdas de materiais e a geração de resíduos, transmitir experiências e apresentar novas práticas. O tema vem crescendo de importância no setor e o evento permitirá que os construtores, engenheiros, arquitetos, estudantes universitários e tecnólogos possam adquirir mais conhecimentos em termos de eficiência energética, adoção de energias alternativas, coleta e reciclagem de material e economia de água.

Nesta linha, haverá palestra sobre Resíduos da Construção, a Coleta Seletiva dos Resíduos no Canteiro de Obras e Energias Alternativas e Selo de Eficiência Energética.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) lançou, há dois anos, o Programa de Construção Sustentável elegendo como temas prioritários a utilização racional da água, o desenvolvimento humano, a maximização da eficiência energética, utilização de materiais e sistemas sustentáveis, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento urbano, com a viabilização do crescimento sustentável, mudanças climáticas com adaptação do ambiente construído e redução de gases de efeito estufa na cadeia produtiva e diminuição do consumo de recursos naturais.

A CBIC elaborou o Guia das Boas Práticas em Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral admitindo que este importante segmento produtivo traz impactos variados ao meio ambiente, desde a extração de matéria prima até a durabilidade dos produtos construídos, reutilização e reciclagem ou descarte de partes do que foi usado, reconhecendo que a construção gera 40% dos resíduos da sociedade.

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s