Salvador de olho no futuro…

Realmente parece não adiantar explicar aos nossos governantes que o transporte público não é o único “milagre” à ser alcançado em nossos grandes centros…

Vejam o exemplo abaixo ocorrido neste início de novembro na Bahia, o que pode e deve ser enaltecido!

No entanto, talvez copiando algumas frases recentes de governantes em SP, insinua-se que a “bola da vez” à ser perseguida é o transporte público, o que, ao meu ver e como colocou o presidente do SINAENCO em SP, não pode ser visto desta forma.

É bem verdade que São Paulo tornou-se um “elefante tão branco e tão grande” que naturalmente proporcionará um certo desânimo à qualquer um bem intencionado que tente arrumá-la…

Por outro lado, outras capitais como Salvador, Belo Horizonte e tantas mais, poderiam ser submetidas a estudos que buscam tratar a questão do urbanismo, da descentralização e da redução de deslocamentos com o aumento da qualidade de vida…

Será que um dia os nosso políticos deixarão de enxergar “soluções mágicas” a curtíssimo prazo e com propósitos eleitoreiros, passando a adotar um certo conceito europeu, ou seja, de visão à médio e longo prazo???

Acho difícil….

Vejam a reportagem abaixo…

01/11 – 08:44hs (divulgado pelo jornal SINAENCO)

Foi realizado ontem o seminário “De olho no futuro: Como estará Salvador daqui a 25 anos?”, realizado pelo  Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia – Sinaenco, que Salvador com o objetivo de avalia a situacão atual da cidade de propor soluções

O economista Armando Avena foi um dos palestrantes do evento e disse que Salvador já não é mais uma cidade dormitório, como se dizia, anteriormente, referindo-se ao ao fato de que as indústrias ficavam localizadas fora da cidade, mas os trabalhadores continuavam vivendo na capital.

Avena disse que esse é um dos motivos da desaceleração econômica em Salvador e ressaltou que muitas empresas estão se sediando em Lauro de Freitas e na própria Camaçari.

No seminário foi divulgado levantamento inédito realizado pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), que indicaa que o trânsito e o transporte público são os maiores problemas de infraestrutura da Região Metropolitana de Salvador.

Na última década, o número de automóveis em Salvador apresentou um crescimento acumulado de 74,37% e de 230% na RMS.

O vice-presidente da Sinaenco/Bahia e coordenador do evento, Claudemiro Santos Júnior disse que  evento teve o objetivo de chamar a atenção para a falta de planejamento em Salvador mostrando que, se continuar assim, não haverá cidade nem transporte de massa que resolva o problema”,

Para o engenheiro civil e presidente as Sinaenco/São Paulo, José Roberto Bernasconi, a solução não é meramente de transporte, mas de urbanismo. Não é fácil, mas uma das saídas é reduzir a necessidade de deslocamento, criando polos multiuso de serviços como moradia, educação, cultura e todas as coisas que fazem parte do cotidiano.

Anúncios

Sobre Alexandre Fontes

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNICID / INBEC), professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET e professor da cadeira "Operação & Manutenção Predial" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo IBAPE / MACKENZIE. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Comentarios do Bloggeiro, Sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s