O Valor de uma boa gestão de facilities

Fonte: Valor Econômico / Divulgação Infra

“Problemas no Mineirão obrigam estádio a pagar indenização aos torcedores

Zelar pela segurança e pelo conforto dos usuários das edificações prediais são dois dos muitos papéis do profissional de Facility Manager. Além de demonstrar a preocupação com o seu público, esses fatores, se mal cuidados, podem trazer prejuízos financeiros e também à imagem do prédio e da própria empresa que ocupa a edificação.

Por conta da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, muitos estádios no país estão sendo reformados ou construídos, e é neles que está o nosso exemplo. Inaugurado no último dia 3 de fevereiro, o Mineirão, em Belo Horizonte, passou por alguns problemas, como a falta de água nos banheiros e o fato de os portões terem sido abertos muito tarde, atrapalhando a entrada dos torcedores e fazendo com que muitos deles perdessem o início da partida de reabertura do estádio.

Devido a essas e outras irregularidades, o Cruzeiro (clube que possuía o mando de jogo da partida) e o consórcio Minas Arena (responsável pela gestão do empreendimento) estão sendo condenados a pagar indenizações aos torcedores. Isso prova, mais uma vez, que uma boa gestão dos serviços prestados e da infraestrutura podem, além de oferecer o maior conforto ao público, prevenir problemas capazes de onerar os cofres e também a imagem da empresa.”

 

Comentários do Blogueiro:

A reportagem acima evidencia, de certa forma, a fragilidade que ainda demonstramos na administração de serviços e de espaços específicos.

As grandes arenas recentemente construídas ou reformadas, assim como algumas casas de espetáculos demandam por uma grande e importante atuação do gestor de facilities, que tem sob a sua responsabilidade a gestão dos diversos serviços que assegurem uma adequada e segura operação, além do conforto e segurança aos seus ocupantes e usuários.

O fato é que temos, na realidade, dois fatores principais que contribuem e muito para estas situações:

  1. Heranças (boas ou más…) – Como recebemos os empreendimentos para que sejam “operados / geridos” pelo Facility Manager. Iludem-se aqueles que imaginam que o recebimento de um novo empreendimento trará menos problemas do que um empreendimento existente. Muitas vezes uma obra mal acabada e não devidamente comissionada trará muito mais preocupações ao gestor do que um edifício existente e já “amaciado e mapeado” com o passar dos anos.
  2. A experiência e o perfil do Facility Manager – Somente um gestor com experiência e habilidades conseguirá guiar a sua equipe local através das adversidades que tais contratam possam lhe causar… Da mesma forma, somente um gestor experiente em situações similares exigirá um apoio à sua empresa durante a etapa de implantação e planejamento.

Espero realmente que a realização no Brasil de uma Copa do Mundo e das Olimpíadas sirva para “acordar” empresas e clientes quanto a necessidade de “abrirmos os olhos”…

No entanto e infelizmente……a nossa experiência neste sentido (engenhões, etc) não nos deixa tranqüilos….não é?

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos Diversos, Comentarios do Bloggeiro e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s