Planejamento do blog para 2025

Embora já estejamos em março de 2025, o envolvimento em projetos da empresa atrasaram neste ano o planejamento de temas que abordaremos nos próximos meses, sendo este um assunto que gostaria de compartilhar com os leitores frequentes e visitantes.

Ainda durante 2024, publicamos aqui alguns pequenos artigos relacionados a tarefa do planejamento e controle da manutenção, tais como:

Durante este ano e o início de 2026 entraremos um pouco mais dentro de alguns destes temas, com o objetivo de ajudar os profissionais de manutenção em suas tarefas de planejamento e controle, incluindo assuntos como:

  • MARÇO / 2025: Tenho de implantar a manutenção em uma infraestrutura recém instalada / construída – por onde começar?
  • ABRIL / 2025: Como devo conduzir uma análise sobre um sistema de manutenção existente, para que possa melhorar os seus resultados?
  • MAIO / 2025: Como dimensionar de forma adequada os recursos ou mão de obra de manutenção para um determinado projeto?
  • JUNHO / 2025: Planejamento da manutenção – Como definir as funções e sistemas a serem considerados no PCM? Por onde começar?
  • JULHO / 2025: Como classificar a criticidade funcional dos ativos de manutenção e com que ajuda devo contar?
  • AGOSTO / 2025: CMMS – Como definir o que devo cadastrar para o ativo dentro de meu sistema informatizado de gestão?
  • SETEMBRO / 2025: Como definir os melhores indicadores de performance para a minha operação e como devo estruturá-los dentro do CMMS?
  • OUTUBRO / 2025: Importantes passos para a seleção da melhor ferramenta informatizada de gestão para o meu negócio
  • NOVEMBRO / 2025: Como utilizar o resultado de meu PCM e as informações providas pelo CMMS para avaliar fornecedores de serviço de manutenção?
  • DEZEMBRO / 2025: Quais as dicas para estruturar a minha célula de PCM ou PPCM na empresa?
  • JANEIRO / 2026: Célula de PCM – Ter ou não ter uma dentro de minha estrutura?
  • FEVEREIRO / 2026: Como acompanhar e aferir a qualidade das informações em uma ordem de serviço de manutenção?
  • MARÇO / 2026: Como avaliar a qualidade de minha manutenção e equipe “versus” os registros apurados através do CMMS?
  • ABRIL / 2026: Documentações importantes para uma operação – Como selecionar, aferir e organizar estes documentos?
  • MAIO / 2026: Como estruturar o treinamento de minhas equipes de operação e manutenção?

Tratemos também alguns artigos interessantes sobre o tema operação e manutenção, assim como temas não menos importantes que abordem a infraestrutura predial ou industrial em edificações.

Por fim, trataremos também aqui de algumas informações do mercado, as quais poderão ser publicadas neste blog ou através dos demais meios de comunicação da A&F Partners Consulting:

Enfim, este blog iniciará agora o seu ano e deseja a todos um feliz 2025 e uma boa leitura!

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Artigos do Autor e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário