Um bom contrato de operação e manutenção II

Publiquei aqui neste mesmo blog em 2016 um pequeno post intitulado “Um bom contrato de operação e manutenção“, que curiosamente ainda é um dos posts mais consultados ao longo destes 10 anos do blog “Operação e Manutenção Sustentável“, celebrados neste mês de junho.

É verdadeira a afirmação de que todos caminhamos sempre na busca por melhores resultados em nossas operações, mas também é verdadeira a “máxima” de que não nos basta ter exemplos e orientações se não as adaptarmos para a nossa realidade e não cumprirmos severamente as nossas funções requeridas.

Além de se definir em contratos importantes questões como objetos, escopos detalhados, entregáveis, prazos e indicadores que nos permitam acompanhar o seu resultado, também se torna extremamente necessário que exerçamos as nossas funções no processo, falando aqui de ambas as partes nesta relação comercial.

E falando em “função”, temos como uma primeira demanda a visualização clara sobre as etapas a serem percorridas em nosso rumo para uma gestão considerada como eficaz.

Fig. #1 – Visão macro de etapas

Vejam que existe a necessidade de se visualizar cada passo a ser dado em nossa estruturação, pois além de interdependentes, estes requerem não somente a participação e a cumplicidade de todos os lados envolvidos, como também poderão demandar para contratação de especialistas ao longo do processo ou projeto.

Não há como definir equipes, especialidades, experiências e a quantidade de nossa mão de obra (dimensionamento) se não tivermos previamente estabelecido as nossas premissas, políticas e estratégias de manutenção, considerando a relação de nossos ativos, a análise de seu estado e condição, a identificação de demandas e a especificação de rotinas (atividades, frequências, especificidades, entre outros), que correspondam às nossas estratégias.

Não haverá também como monitorarmos nossos contratos sem o uso de indicadores alinhados com as nossas estratégias e expectativas, indicadores estes extraídos a partir de uma ferramenta de gestão e continuamente submetido a análise de nossas áreas de planejamento e controle, além da própria supervisão.

Fig. #2 – Funções macro do PPCM

Mais do que ilustrar um fluxo ou processo, a figura acima detalha algumas das principais funções dentro de nossas áreas de operação e manutenção, sendo estas funções também responsáveis pelo sucesso em nossos contratos.

E será justamente sobre estas questões, políticas, estratégias e principais funções que abordaremos em nossos próximos posts a forma de orientá-los para a construção de um modelo mais assertivo de gestão em sua operação e manutenção.

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Artigos do Autor, Facility Management e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s