Com inversores de frequência, empresa poupa até 25% no consumo de energia

Fonte: Procel Info

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Criada na década de 1990, a empresa Microtelefonia fornece produtos para provedores de internet e distribuidores que atuam no ramo de instalações de internet via fibra óptica. Para produzir suas soluções, a empresa conta com diversos tipos de máquinas, sendo grande parte formada por injetoras de plástico.

Com a previsão de reajustes nas tarifas de energia, a Microtelefonia optou por estudar uma solução que gerasse economia nas contas mensais de energia e encontrou nos inversores de frequência da linha PRAXI 100 da Schmersal esta oportunidade. “Absorvemos o reajuste de 24% do último trimestre, mantendo o mesmo gasto”, destaca Claudio de Zorzi, diretor da Microtelefonia.

Ele acrescenta que, dependendo do produto que a máquina está trabalhando, a empresa economiza em média 25% no consumo de energia do processo. Com estes resultados, a Microtelefonia planeja ampliar a aplicação dos inversores de frequência.

Além de toda economia de energia gerada, o inversor de frequência eleva a capacidade e a qualidade de trabalho dos maquinários, assegurando alto controle de toda a instalação. Os inversores atendem as normas internacionais e as exigências mundiais, incluindo aprovações RoHS (livre de materiais nocivos), EMC e Harmônicas.

“Os inversores de frequência da linha PRAXI 100 são ideais para diversas aplicações de potência/torque constante, nas quais aprimoramentos na eficiência energética e na produtividade muitas vezes resultam em um retorno rápido dos investimentos no projeto. Esta linha conta com vários recursos já incorporados na versão padrão, permitindo maior alto controle da máquina e processo, o que eleva a confiabilidade ao trabalhar com motores maiores e mias robustos”, explica Samuel Roma, coordenador de produto de Automação & Segurança da Schmersal.

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário