Fonte: Brasil Energia
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
O Greenpeace pretende mobilizar o governo para que, até 2020, um milhão de tetos solares sejam instalados no Brasil. Uma plataforma interativa permite a visualização de todos os telhados do país, simula a instalação de placas fotovoltaicas em cada um deles e calcula o potencial total de geração solar. O jogador que acumular mais experiência e uma instituição beneficente vencedora do “crowdroofing” serão premiados com a instalação de painéis solares.
Inicialmente, o jogo pretende atingir, com o apoio de todos os participantes, seis milhões de telhados residenciais. Quando for atingido o equivalente a 4,2 milhões de casas solarizadas no jogo, uma chamada pública será aberta para o cadastro de instituições beneficentes interessadas na geração solar. Três delas serão pré-selecionadas pela organização não governamental, com base em critérios técnicos, e então a instituição vencedora será eleita pelo público.
A ferramenta, disponível no site Solariza.org, também permite calcular qual é o potencial solar dos telhados individuais, estimando a economia que o consumidor poderia ter ao produzir sua própria eletricidade.
50 telhados
A partir de uma iniciativa semelhante a essa, o projeto 50 telhados, coordenado pelo Instituto Ideal, ultrapassou a meta de implementar em 20 cidades brasileiras 50 telhados fotovoltaicos de 2 kWp (ou 100 kWp de potência total instalada). O projeto, executado localmente por empresas instaladoras, vai até o final deste ano.