Fonte: Procel Info
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
Brasil – As academias de ginástica poderão se transformar, em breve, em micro ou minigeradoras de energia elétrica. Essa medida será possível por meio do projeto piloto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a empresa Adabliu Eventos e a concessionária Light Serviços de Eletricidade.
Nesta fase inicial, o projeto será desenvolvido apenas nas academias públicas, disponibilizadas nas ruas pela prefeitura do Rio de Janeiro. A energia será produzida a partir da adaptação de equipamentos que vão aproveitar a força motriz humana durante a realização dos exercícios físicos.
Segundo o diretor da Aneel, Reive Barros dos Santos, toda a energia produzida será computada e compensada nas instalações da prefeitura. Reive acrescenta que o projeto, que teve início em novembro deste ano, vai passar por uma avaliação em abril de 2015 e se os resultados forem satisfatórios a experiência pode ser ampliada para outros empreendimentos, tanto púbicos quanto privados.
About Alexandre Lara
Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade.
Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção.
É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET.
Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em
Eficiência Energética,
Sustentabilidade e marcada com a tag
ANEEL,
Microgeração de Energia. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.