Fonte: Fernanda Viviani para o PROCEL Info
Acesse aqui a matéria em sua fonte.
Rio de Janeiro – Sistemas fotovoltaicos atuam no âmbito da eficiência energética e possuem um futuro promissor no Brasil

Rio de Janeiro – Um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia (IEA) mostrou que até 2050 o Sol será a maior fonte de eletricidade do mundo. Os sistemas fotovoltaicos terão capacidade de gerar até 16% da eletricidade. As placas fotovoltaicas devem ser instaladas em locais com boa incidência solar, o que favorece o Brasil para atuar neste setor. Quando utilizadas, a redução na conta de luz pode ser significativa, dependendo do tamanho do sistema instalado.
Dentro deste contexto, a Insolar é um negócio social dedicado à promoção e democratização do acesso à energia solar no Brasil através da instalação de painéis solares fotovoltaicos (FV) em comunidades de baixa renda e almeja contribuir com o desenvolvimento sustentável da tecnologia no país. Outra empresa que atua no setor é a Solarize, parceira da Insolar e promove capacitação e treinamento de mão-de-obra para o mercado de energia solar no Brasil.
O trabalho da Insolar é feito a partir da seleção das comunidades e beneficiários, estudo de viabilidade até a instalação dos sistemas fotovoltaicos, contando sempre com o engajamento comunitário. Assim, entre os possíveis beneficiários estão escolas, comerciantes, moradores, associações e cooperativas. Os indicadores que serão acompanhados pelo negócio social são energia limpa gerada pelos painéis solares, economia na conta de luz, economia com eficiência energética, grau de satisfação e capacitações de jovens.
Henrique Drumond é sócio da Insolar e administrador de empresas com experiência no mercado de energias alternativas e em negócios sociais. Com interesse em energias alternativas, preocupa-se em gerar valor para a sociedade e se empenha no empreendedorismo. Em entrevista para o Procel Info, destaca os benefícios dos sistemas fotovoltaicos e fala sobre a Insolar dentro do contexto de eficiência energética.
Procel Info – Qual o atual panorama de energia solar no Brasil e quais as perspectivas para o futuro?
Henrique Drumond: É interessante fazer paralelo com a Alemanha que é líder no mercado internacional. O Brasil, que possui território maior que Alemanha e quando comparada a ela possui incidência solar 40 vezes maior. Para fomentar a energia fotovoltaica são necessários novos incentivos como já ocorrem em outros países, além do aspecto tributário.
Procel Info – Qual a relação dos painéis solares fotovoltaicos com a eficiência energética?
A Insolar surgiu com ideia de promover a energia solar
e todos os benefícios relacionados com essa
geração de energia limpa
Henrique Drumond: Atualmente o investimento ainda é bastante significativo e para que seja otimizado é fundamental garantir a otimização correta de equipamentos eficientes. Não faz sentido investir alto com equipamentos que consomem muita energia para garantir o maior beneficio possível.
Procel Info: Como se dá o processo de democratização do acesso à energia solar no Brasil e quais os principais desafios encontrados no setor?
Henrique Drumond: A tecnologia é muito cara, a nossa proposta é utilizar recursos financeiros de diferentes fontes como co-funding, PIE , patrocinadores, entre outros. Uma solução encontrada foi utilizar recursos de diversas fontes para o custo dos beneficiários ser reduzido de tal forma que a economia mensal na sua conta de energia seja suficiente para pagar sua parcela do investimento.
Procel Info: Como surgiu a ideia de fundar a Insolar e quais os seus principais benefícios para a comunidade?
Henrique Drumond: A Insolar surgiu com ideia de promover a energia solar e todos os benefícios relacionados com essa geração de energia limpa. Além de fomentar eficiência energética e a redução da conta de luz, propomos que esta tecnologia seja implementada em parceria com as comunidades, promovendo conscientização ambiental e capacitação de mão de obra para o mercado em ascensão de energias limpas
Procel Info: Sobre os seus sistemas fotovoltaicos, como eles funcionam?
Henrique Drumond: Trata-se de sistemas customizados de micro inversor que oferecem vantagens por serem pequenas instalações que otimizam a geração de energia de cada painel, mesmo que um deles esteja com defeito.
Procel Info: Uma vez instalados nas residências, quem faz o acompanhamento ou de quem é a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos (painel fotovoltaico, inversores e baterias) em caso de mau funcionamento?
Henrique Drumond: A intenção é qualificar mão de obra de forma a gerar renda dentro da comunidade e contribuir para a autonomia dela, permitindo que a própria comunidade possa realizar a manutenção dos equipamentos.
Procel Info: Há preocupação em utilizar painéis com Selo Procel ?
Henrique Drumond: Com certeza. Buscamos em todos os nossos equipamentos os de maior índices de eficiência energética, no caso, aqueles com Selo Procel.