O mercado de Operação & Manutenção é as vezes imprevisível, as vezes muito previsível e as vezes “recheado” de empirismos…
“Modismos” surgem e movimentam o mercado que, com o tempo, percebe suas lições aprendidas” e retoma os seus rumos…
Um exemplo bastante claro desta mudança de direção é retração da famosa “multi-funcionalidade” no momento da contratação. Surgida como uma “solução” (mais econômica do que técnica”, a multifuncionalidade em modelos de contratação para a manutenção predial provou-se ineficaz pois, como já era previsível, não existem empresas ou profissionais que possuam todo o conhecimento ou experiência necessários à uma operação e manutenção. Algumas arestas eram claramente descobertas, tais como a manutenção em no breaks, em grupos moto-geradores, resfriadores de líquido, entre outros, pois não eram tratadas através de parcerias com especialistas (certamente devido ao custo).
Enfim, como digo em meus cursos e palestras, não existe mágica e sim, uma ilusão…
Outro movimento interessante é a sazonalidade promovida pelo mercado de investimentos, que ao “desacelerar”, costumeiramente “dispara” o desejo de reavaliar contratos e formas de trabalho em operações existentes.
No entanto, apesar de sabido que temos, muitas vezes, um ganho ou um potencial enorme de melhorias em nossas áreas, vejo como ainda muito tímida esta decisão de “escavar” e “explorar” por parte de nossos gestores, normalmente impulsionados pela correria e pressão por resultados…, sem muitas vezes perceber que as oportunidades estão bem ali…..bem abaixo de seus olhares.