Setor refrigerista busca eficiência energética e sustentável

Fonte: Consumidor RS

Acesse aqui o artigo em sua fonte.

A preocupação do setor refrigerista com a eficiência energética ficou evidente no primeiro dia do Mercofrio 2014 – 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação, na segunda-feira (25/08). O evento, que ocorre até dia 27 de agosto na FIERGS, é organizado pela Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

“Trabalhamos nessa área na disseminação do conhecimento e o congresso é uma ferramenta importante nesse sentido. Estamos a um ano no planejamento do congresso e buscando motivação dos profissionais e pessoas que atuam no setor. Hoje é um dia muito importante para a academia”, destacou o presidente da ASBRAV, Luiz Afonso Dias.

Durante todo dia, acadêmicos participaram das “Sessões Técnicas”, em que apresentaram projetos e artigos científicos sobre os mais variados temas refrigeristas. Um dos assuntos mais abordados por eles foi a eficiência energética.

“A economia de energia é uma moda mundial e foi destaque no Mercofrio. É uma preocupação realmente necessária, pois o crescimento da civilização e da sociedade, das cidades, do número de veículos e a energia é algo muito caro e muito difícil de obter e, às vezes, agressiva ao meio ambiente, na forma de se produzir. Para manter qualidade de vida, manter expectativa melhor para o futuro, nós temos que procurar formas menos agressivas ao meio ambiente”, ressaltou o coordenador das “Sessões Técnicas” e diretor de Ensino e Treinamento da ASBRAV, Paulo Otto Beyer.

A eficiência energética também esteve presente no minicurso do professor da Universidade de Brasília, João Pimenta, na aula intitulada “Análise Energética de Sistemas de Refrigeração e Ar Condicionado”.

“O minicurso visa divulgar aos engenheiros e técnicos os conhecimentos sobre modelagem e simulação computacional de sistemas de ar condicionado e refrigeração de uma forma geral. Existe um grande mérito na pratica da simulação computacional do sistema de ar condicionado e refrigeração, porque justamente o domínio dessa ferramenta e sua aplicação têm potencial de conduzir projetos que sejam mais eficientes no consumo de energia. Os profissionais que poderão utilizar estes conhecimentos também serão capazes de oferecer produtos e soluções mais comprometidas com eficiência energética”, afirmou João Pimenta.

Já o minicurso do professor Maurício Salomão teve os testes, ajustes e balanceamentos como assunto principal.

“O tema é teste, ajuste e balanceamento de sistemas de ar condicionado. O minicurso foi desenvolvido visando o que as pessoas precisam entender no sistema de ar condicionado e com o elas podem fazer as medições adequadas, interpretar e fazer os devidos ajustes necessários para que essas instalações tenham o desempenho esperado neste projeto”, disse Maurício Salomão.

A eficiência energética não era o tema central da aula, mas o teste, ajuste e balanceamento são fundamentais para que a instalação entregue o que foi prometido na aquisição de um ar condicionado, dentro do menor consumo de energia.

O Mercofrio 2014 – 9º Congresso Internacional de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação ocorre até quarta-feira (27/08) na FIERGS, localizada na Avenida Assis Brasil, n° 8787. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através do Portal da Asbrav

Sobre a ASBRAV

A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário