Provavelmente, vários de vocês já participaram de programas de treinamento em suas respectivas empresas, onde ouviram (em RH) falar sobre a diferença entre a prática do Tênis e a prática do frescobol, no que se refere a cooperação entre equipes ou colegas de trabalho.
A diferença básica está na forma de se jogar, ou seja, enquanto no tênis um adversário tentará vencer o outro (a qualquer custo…), no frescobol, os dois jogadores farão de tudo para manter a bola em jogo, as vezes redobrando os seus esforços para compensar uma jogada infeliz de seu colega.
Pois bem, compreendida a diferença entre os dois jogos, a questão passa a ser ” qual o esporte você ou a sua equipe, ou mesmo a sua empresa ou parceiros jogam no dia a dia?….”
Jogam do mesmo lado e com um objetivo em comum (frescobol), ou jogam como se tivessem uma bomba relógio nas mãos, pronta à estourar a qualquer momento, mais preocupados em passar ao outro (colega ou departamento).
Muitas vezes, nos deparamos com situações como esta, seja em nosso departamento ou em nossa empresa (entre departamentos e entre parceiros), mas é verdade que nos cabe enquanto gestores identificar estas ocorrências e trazê-las à luz / a tona.
Acreditem…..se alguém não “gritar no jogo e avisar o colega”, a bola vai cada vez mais longe….ou na água, e você cansará de tanto buscá-la até que desista de vez.
Pensem nisto e olhem como e com quem estão “jogando” no seu dia a dia.
