Qual o segredo de grandes espaços para reduzir o consumo de água?

Post publicado no Blog do GBC Brasil em 08.10.2024

Apesar da indiscutível importância na implantação de um sistema de monitoramento e controle na utilização de recursos naturais como a água e até mesmo a energia que consumimos em nossas edificações, deve-se observar a elaboração de um planejamento prévio para tal implantação.

Notem que precisaremos conhecer os “consumidores” dentro de nossas edificações, identificando o potencial de sua “contribuição” para o consumo medido, o que nos dará uma linha de priorização para a discussão de medidas.

Não se conseguirá administrar ou mesmo reduzir consumos daquilo que desconhecemos….

Por esta razão, este planejamento deverá envolver o “desenho” de um plano de medição e verificação, através do qual se consiga organizar medidores físicos e virtuais em prol da visualização não só por pavimentos ou grandes áreas mas, principalmente, de importantes medidores.

Esta análise e planejamento prévios poderão apontar pela necessidade de implantação de medidores por:

  • Alimentadores para os reservatórios (água fria potável, reuso, etc)
  • Saída dos reservatórios para as diferentes prumadas
  • Pavimentos – Alimentação geral
    • Pavimentos – Consumidores específicos como sanitários, copas, restaurante e cozinha, etc
  • Áreas comuns como irrigação, áreas de lavagem em subsolos, entre outras

A construção desta “pizza” ou “Curva ABC” dos principais consumidores trará, de forma clara e estruturada, subsídios para novos estudos.

A matéria que originou o tema deste post foi publicada pelo GBC Brasil e se encontra disponível a seguir para a leitura de todos, sendo recomendável a sua leitura.

Link para acesso ao site de origem: https://www.gbcbrasil.org.br/qual-o-segredo-de-grandes-espacos-para-reduzir-o-consumo-de-agua/?utm_campaign=newsletter_novembro_2024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Uma ótima leitura à todos!

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Sustentabilidade e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário