Engenheiros transformam caixa d’água em mini usina hidrelétrica

Avatar de Indicadores do ConcretoIndicadores do Concreto

Engenheiros transformam caixa d’água em mini usina hidrelétrica

Com toda a crise econômica e ambiental, surge esta solução simples para gerar energia limpa em casa, economizando dinheiro e poupando o meio ambiente. A UGES (Unidade Geradora de Energia Sustentável) transforma caixas d’água em mini usinas hidrelétricas, independente de seu tamanho, transformando a passagem de água que abastece os reservatórios em um sistema gerador de energia limpa.

No Brasil a média de consumo diário de água é 250 Litros por pessoa, consumo que é totalmente desperdiçado como forma de energia. Ao desenvolver um sistema que reaproveita essa energia, podemos gerar eletricidade, sem emissão de gases e totalmente limpa”, explica Mauro Serra a FAPERJ.

A UGES é acoplada à entrada de água da caixa e conectada, por fios elétricos a uma unidade móvel de tamanho aproximado a um pequeno container – que pode ter rodinhas e ser móvel. Composta por várias partes, desde a válvula que regula a entrada de…

Ver o post original 180 mais palavras

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário