Pesquisa RICS aponta tendência do mercado imobiliário brasileiro

Fonte: RICS Brazil

Acesse aqui o artigo em seu local de origem.

A mais recente pesquisa global de propriedade comercial realizada pela RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), em maio de 2014, com profissionais brasileiros do setor indicou que a confiança do mercado imobiliário nacional está em queda.

BatterseaBridgeView_220.jpg

O levantamento indica que o Brasil e a Rússia não acompanharam a recuperação global na confiança do mercado de propriedades, como observado em outros países, a exemplo do Japão e dos Emirados Árabes.

Pela sexta vez consecutiva, o RICS Occupier Sentiment Index – OSI (Índice de Sentimento do Ocupante) se manteve em patamar negativo (-42 pontos) com relação à confiança na locação de propriedades comerciais do tipo varejo, escritórios e subsetores industriais. A procura por espaços continua em queda nos setores analisados, enquanto a oferta por espaços disponíveis para ocupação aumentou novamente.

No que se refere ao RICSInvestment Sentiment Index– ISI (Índice de Sentimento de Investimento) o Brasil retornou para o patamar negativo, após uma guinada no último trimestre de 2013. Isso é reflexo da queda nos inquéritos sobre investimentos, nos valores de capital e na elevação dos preços de imóveis.

A RICS Global Commercial Property Monitor, realizada a cada três meses, é um guia de tendências do mercado de propriedade comercial. Foi pedido aos profissionais das 965 empresas mundiais que participaram da pesquisa para comparar as condições dos três últimos meses em relação aos três anteriores.

Caso queira receber o relatório sobre o Brasil, em inglês, envie e-mail para: ricsbrasil@rics.org.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Real Estate e Mercado Imobiliário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário