Definição de padrão internacional de medição de propriedade é desafio no setor imobiliário

Fonte: RICS Brazil

Acesse aqui o artigo em sua fonte de origem.

Atualmente a medição de uma propriedade pode variar em até 24%

O diretor global da Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS), Peter Bolton King, ministrou palestra sobre IPMS (padrão internacional de medição de propriedade), em São Paulo, na sede do Secovi. “A medição de propriedade é uma ferramenta importante no entendimento da avaliação de ativos e, portanto, do investimento em potencial do imóvel. Os investidores, atualmente, precisam tomar decisões baseadas em informações que variam de país em país. O IPMS pretende encontrar uma solução para esse problema, diminuindo os riscos e garantindo que os investidores tenham informações confiáveis e transparentes”, afirma King.

A clareza na comparação entre áreas dos imóveis, possibilita ao investidor, ou ao inquilino fazer comparações e optar pela melhor escolha dentro do mercado. A medição de propriedades é importante para a comparação de imóveis e, portanto, sua consistência e clareza proporciona maior confiança dos investidores e ocupantes e maior estabilidade para o setor.

Atualmente, os padrões de medição não são consistentes. As propriedades são medidas de diferentes formas ao redor do mundo e, dependendo do padrão utilizado, podem variar em até 24%, segundo apontou um estudo realizado pela JLL. Durante a palestra, King mostrou alguns exemplos de diferentes países. Na Espanha, a área útil de um imóvel frequentemente inclui a piscina; na Índia, a área medida pode incluir a vaga de garagem e em certas partes do Oriente Médio, a medição inclui toda área aprovada mesmo que ela não tenha sido construída. “Se um prédio tivesse a licença de ter 20 andares, mas apenas 15 andares foram construídos, a área total do edifício é medida incluindo os cinco andares não construídos”, explicou King.

Com tantos padrões diferentes no mundo, é difícil para os investidores e ocupantes clareza sobre a real metragem dos espaços negociados. A implementação de um padrão de medição de propriedade global proporciona consistencia. Isso resultará em mais transparência no mercado, maior confiança do público em geral e maior estabilidade para o setor. Além de trazer melhorias na avaliação e consistência de relatórios financeiros nos mercados internacionais.

A RICS é uma das instituições parte do IPMSC (International Property Measurement Standard Coalition), uma coalizão com mais de 45 organizações internacionais responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de um padrão internacional de medição de propriedades.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Normas Técnicas, Real Estate e Mercado Imobiliário. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário