Fonte: Folha.com (SP) – Cotidiano
Divulgação: SINAENCO
A Secretaria Municipal de Defesa Civil do Rio de Janeiro anunciou no seu perfil do Twitter, no final da tarde deste domingo (11), a interrupção das obras do metrô da Linha 4 em Ipanema, na zona sul do Rio. Já a assessoria do consórcio responsável pela construção da linha disse que as obras continuam e somente uma máquina, conhecida como “Tatuzão”, deixou de ser utilizada.
Na madrugada deste domingo, duas crateras apareceram na rua Barão da Torre, uma das principais vias do bairro. Técnicos da Defesa Civil chegaram a inspecionar a obra e realizaram vistorias nos prédios da região, mas afirmaram que não havia risco estrutural nos imóveis. Por conta do laudo, as obras não foram interrompidas pela manhã.
Ao ser indagada pelo Twitter por uma moradora, no entanto, o perfil da pasta respondeu que as obras haviam sido paralisadas. “Não há nada de normal [no surgimento de crateras], tanto que determinamos ao consórcio responsável a interrupção das escavações, até que sejam apresentadas as causas e garantias para o prosseguimento das obras”, afirmou.
A Folha procurou a assessoria de imprensa da Defesa Civil que confirmou existir a solicitação da interrupção das obras, mas que somente na segunda-feira (12) seriam dados os detalhes.
Em nota, o consórcio da Linha 4 do metrô afirmou que as obras não serão interrompidas. “A obra não será paralisada. O que teve o serviço interrompido neste domingo foi a máquina ‘Tatuzão’. A máquina permanecerá parada até que se saiba o que causou o assentamento do solo na rua Barão da Torre”.
A linha 4 do metrô está prevista para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2016 e fará a ligação entre os bairros de Ipanema e Barra da Tijuca, localizados na zona sul e zona oeste, respectivamente.