Portas abertas à corrupção

Imaginem se isto não acontecerá????

Ou alguém ainda acredita em “papai Noel”??

Portas abertas à corrupção

Fonte: Jornal do Brasil – Rio de Janeiro/RJ – CAPA – 08/05/2014
Pedro Simon*

Não há como não recordar episódios da história das relações entre obras públicas, empreiteiros, funcionários e políticos quando se avalia o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), conjunto de regras proposto pelo governo com a alegada intenção de apressar as obras da Copa. O novo sistema introduz uma temerária redução de exigências quanto à fiscalização e aos procedimentos técnicos. Aprovada na Câmara dos Deputados em ritmo de urgência, a Medida Provisória 527/2011 foi transformada na Lei 12.462/2011 e enviada ao Senado para avaliação e votação.

A nova lei praticamente revoga muitos pontos importantes a Lei das Licitações (Lei No. 8.666/93), da qual fui relator. O RDC vem recebendo críticas de entidades profissionais de engenheiros, arquitetos e urbanistas. Um empresário do setor da construção, do Rio Grande do Sul, não mediu palavras para classificar o novo regime, que na sua opinião “abre as portas para a corrupção”.

A relação entre obras públicas, funcionários da administração, políticos e empreiteiros costuma ser excessivamente íntima e problemática. Daí a necessidade de se ampliar os controles e a fiscalização, ao invés de se facilitar negócios no limite da irresponsabilidade, como está sendo feito.

Num cenário como esse, é possível prever o surgimento de novos e graves problemas. Caso as expectativas e temores dos especialistas e críticos do RDC venham a ser confirmadas, em pouco tempo estaremos discutindo novas CPIs. Espero que não seja preciso repetir a proposta de instalação de uma CPI das Empreiteiras, que apresentei em 1993. Na época, ainda vivíamos o trauma do impeachment do presidente da República, seguido pela cassação dos mandatos de seis deputados – incluindo o do presidente da Câmara Federal. Investigar os principais responsáveis pela corrupção seria o passo seguinte, que nunca foi dado.

*Pedro Simon é senador pelo PMDB-RS.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Artigos Diversos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário