Abesco dá seis dicas sobre como ter eficiência energética nas residências e setor comercial

Fonte: Assesoria de Imprensa da Abesco – 28.02.2014

Brasil – Eficiência energética é basicamente bons hábitos na utilização da energia no dia a dia, seja em processos produtivos, sistemas ou ainda utilizando-se equipamentos que consumem menos energia. No dia 5 de março é celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética, que tem por objetivo conscientizar a sociedade de que atitudes simples, como a troca de lâmpadas incandescentes por tecnologias mais eficientes, é possível reduzir em até 10% o consumo de qualquer residência ou comércio.

“Hoje, com o desperdício ultrapassando os 46 mil GWh, energia equivalente ao consumo anual dos estados do RJ e SE, fica claro o quanto ainda temos que melhorar. É necessário a aplicação de políticas consistentes que priorizem a economia de energia pela otimização dos recursos e a conscientização da sociedade precisa ser contínua, as ações e projetos de cunho educacional não devem ser realizados apenas em momentos de crise”, explica Rodrigo Aguiar, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Conservação de Energia (Abesco).

A Associação defende o uso consciente e inteligente dos recursos, o que possibilita economizar energia sem a necessidade de racionamento ou privação dos benefícios da eletricidade.

Confira cinco dicas para os setores residencial e comercial

Residencial

1 – Dar preferência por equipamentos e eletrodomésticos com o etiqueta do Inmetro e o selo Procel Eletrobras;
2 – Trocar boilers ou chuveiros elétricos por aquecedores de passagem a gás ou solares;
3 – Não lavar ou passar uma única peça por vez, o ideal é juntar sempre o máximo possível para otimizar a utilização dos eletrodomésticos;

Comercial

4 – Verificar sempre as condições dos equipamentos de refrigeração e câmaras frigoríficas para que não haja vazamento de ar frio;
5 – Adotar medidas inteligentes para otimização do uso dos elevadores, no horário de limpeza, no funcionamento de bombas e acionamento da iluminação setorizado ou com detectores de presença;
6 – A modernização de equipamentos obsoletos de climatização, iluminação e automatização de sistemas também trazem bons resultados.

Sobre a data

Há 16 anos o dia 5 março foi instituído como o Dia Mundial da Eficiência Energética por ocasião da 1ª Conferência Internacional de Eficiência Energética, realizada em 1998, na Áustria. A data foi criada para celebrar um momento de reflexão global sobre a importância do uso racional da energia no planeta e o uso adequado deste recurso econômica e ambientalmente.

Um ano antes, no Brasil, era fundada a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO) com o intuito de representar oficialmente as empresas e o segmento de eficiência energética, fomentando e promovendo ações e projetos para o crescimento do setor.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Artigos Diversos, Eficiência Energética e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário