Rio de Janeiro x Elevado Perimetral – Planejamento Estratégico ou Empirismo(?)

Elevado do Rio começa a ser derrubado

Estadão – São Paulo/SP – NOTÍCIAS – 04/11/2013 – 02:04:00

Mais famoso viaduto do Rio, o Elevado da Perimetral começou a ser derrubado na noite de anteontem. Na tarde de ontem, já havia desaparecido parte da pista na altura do cruzamento da Avenida Rodrigues Alves com a Rua Silvino Montenegro, na zona portuária carioca.

A derrubada da tradicional ligação entre a zona norte, a Ponte Rio-Niterói e o centro do Rio integra o projeto de revitalização da região portuária para a Olimpíada de 2016. A interdição definitiva da Perimetral foi às 19h de anteontem, com o fechamento do primeiro trecho da via, entre o Viaduto do Gasômetro, em São Cristóvão, e a Praça Mauá, no centro.

Simultaneamente à interdição, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) inaugurou a Via Binário, opção de escoamento do trânsito para os motoristas que trafegam entre São Cristóvão, o centro e os acessos à zona sul. A demolição definitiva do elevado, por meio de uma implosão, está marcada para o dia 17.

Paes admitiu que o fechamento da Perimetral causará grande impacto no trânsito carioca nos primeiros dias. Assim, sugeriu à população que use o transporte público e pratique a carona solidária. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) instalou sinalização para mostrar as melhores alternativas.

Avatar de Desconhecido

About Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esta entrada foi publicada em Cidades, Comentarios do Bloggeiro e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário