Há praticamente 3 anos eu divulguei em meu blog um artigo editado pela INFRA, referente ao lançamento de um importante projeto chamado UNIVERSIDADE DO FOGO ou UNIFOGO, projeto este que visava preparar os nosso profissionais quanto as questões de segurança e tecnologias no combate a incêndio.
Recentemente, recebi um comentário de um colega do estado da Bahia, através do qual solicitava a minha ajuda, haja vista que nenhum dos contatos referentes a UNIFOGO estavam surtindo em resultados.
Entrei em contato com a INFRA, que me colocou em contato com o Sr. Carlos Cotta, Coronel da reserva e diretor da Carlos Cotta Engenharia, idealizador do projeto UNIFOGO.
Na realidade, o projeto ainda se encontra em uma fase de “arquitetura” e revisão, haja vista que não chegou adiante na época por questões operacionais / administrativas, relacionadas a falta de profissionais que abraçassem esta causa em conjunto com os seus idealizadores.
De forma à não abandonar o projeto, o Sr Carlos Cotta iniciou a BrasilSeguro, através da qual vem preparando alguns cursos voltados à capacitação dos profissionais do mercado. A primeira meta refere-se ao curso sobre PRESSURIZAÇÃO DE ESCADAS, previsto para o final de NOVEMBRO / 2013.
Além disto, o Sr. Carlos Cotta vem tentando sensibilizar algumas das principais associações no Brasil, relacionadas a área de segurança contra incêndios, na tentativa de angariar apoio ao seu projeto de capacitar profissionais e de proliferar uma maior conscientização no mercado quanto a questão segurança e combate a incêndio.
O fato é que estamos muito longe de um trabalho adequado na área de proteção e combate a incêndios, iniciando até mesmo por algumas importantes edificações que operam sem os devidos cuidados de manutenção, sem o conhecimento na operação destes sistemas, sem que estes sistemas se quer desempenhem o previsto em seus projetos e o pior…. amparadas por Autos de Vistorias e Habite-se’s ainda que nestas condições.
Não se trata apenas de proteção ao patrimônio mas também e principalmente da preservação à vida. Assim como ocorrem em outros setores, não podemos continuar com um certo “amadorismo” ou “me engana que eu gosto” na questão voltada à segurança e combate a incêndios!
Precisamos apoiar projetos como este conduzido pelo Sr. Carlos Cotta, a fim de que amplifiquemos os seus resultados.
Estou divulgando o contato do Sr. Carlos Cotta (cottanet@uol.com.br) para que todos os interessados (empresas, instituições, profissionais, etc.) possam contribuir com o seu apoio e divulgação.