Conselho de Política Energética define proposta de trabalho para 2015

Fonte: Aqui Acontece

Acesse aqui a matéria em sua fonte.

Alagoas – A apresentação de novas propostas de trabalho para o setor energético de Alagoas em 2015 foi uma das pautas discutidas na última reunião ordinária deste ano do Conselho Estadual de Política Energética (Cepe). O encontro, realizado nesta quinta-feira (12), foi conduzido pela presidente do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

Dentre as atividades previstas para o próximo ano, destacam-se as capacitações sobre gás natural e impactos das condições climáticas na geração de energia, a substituição da energia elétrica para aquecimento de água por gás natural em prédios residenciais e comerciais, a implantação de biodigestores para produção de biogás a partir das casas de farinha e o acompanhamento das tarifas praticadas no consumo de energia elétrica.

“Quando os empresários visitam Alagoas para estudar a possibilidade de instalação de suas empresas, eles levam em conta, entre outros aspectos, as vantagens tarifárias que terão aqui. Por isso, é importante elaborarmos esse diagnóstico para termos controle sobre a produção energética no nosso Estado e condições de atrair ainda mais investidores”, destacou a secretária Poliana Santana.

Durante o encontro, foram discutidas outras questões referentes à realização de visitas técnicas, seminários e palestras, desenvolvimento tecnológico, eficiência energética, energia não-renovável, energia renovável a partir do aproveitamento de resíduos agropecuários, monitoramento da qualidade e expansão dos serviços prestados, bem como à regulação e aplicação de tarifas e tributos do gás natural e dos combustíveis.

Monitoramento – Outra pauta debatida durante a reunião foi o balanço dos indicadores de qualidade e continuidade dos serviços prestados no setor, registrando aumento de 4,9% no número de novos consumidores em 2014. O andamento do projeto de implantação do segundo circuito Delmiro Gouveia/Olho D’Água das Flores e da subestação da Cidade Universitária, bem como a ampliação das subestações de Olho D’Água das Flores e Santana do Ipanema, foram algumas das ações monitoradas e apresentadas aos conselheiros.

Na ocasião, o técnico da Eletrobrás Distribuição Alagoas, Charles Mariano, destacou a implantação da interligação com a rede básica Maceió II como um dos projetos mais importantes. “Hoje, a capital alagoana é atendida basicamente por um único ponto de suprimento de energia, o que significa que qualquer problema maior poderia causar um apagão na cidade. Com esse projeto, ganharemos mais confiabilidade, flexibilidade operacional e, sobretudo, capacidade de atendimento a novas cargas”, explicou.

 

Sobre Alexandre Lara

Alexandre Fontes é formado em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI, além de pós-graduado em Refrigeração & Ar Condicionado pela mesma entidade. Desde 1987, atua na implantação, na gestão e na auditoria técnica de contratos e processos de manutenção. É professor da cadeira de "Operação e Manutenção Predial sob a ótica de Inspeção Predial para Peritos de Engenharia" no curso de Pós Graduação em Avaliação e Perícias de Engenharia pelo MACKENZIE, professor das cadairas de Engenharia de Manutenção Hospitalar dentro dos cursos de Pós-graduação em Engenharia e Manutenção Hospitalar e Arquitetura Hospitalar pela Universidade Albert Einstein, professor da cadeira de "Comissionamento, Medição & Verificação" no MBA - Construções Sustentáveis (UNIP / INBEC), tendo também atuado como professor na cadeira "Gestão da Operação & Manutenção" pela FDTE (USP) / CORENET. Desde 2001, atua como consultor em engenharia de operação e manutenção.
Esse post foi publicado em Cidades, Eficiência Energética, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário